A Prefeitura de Campo Grande publicou, em edição extra do Diário Oficial deste sábado, um decreto de emergência pelo período de 90 dias.
“Declara situação de emergência em saúde pública no Município de Campo Grande, em razão das elevadas taxas de ocupação de leitos da rede própria e contratualizada de urgência e emergência, Unidades de Terapia Intensiva – UTIs neonatal e pediátrica em decorrência do aumento de casos e gravidades de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG de Letiologia viral”.
A decisão foi tomada após reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) , que deliberou ações emergenciais para conter o aumento de doenças respiratórias e arboviroses na Capital.
A reunião extraordinária ocorreu no gabinete da Prefeitura, por conta do aumento expressivo no número de atendimentos nas unidades de saúde, relacionados a síndromes respiratórias e outras doenças sazonais.
Dados apontam que as crianças, especialmente as menores de um ano, têm sido as mais afetadas. Entre os 971 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados desde o início do ano, 486 foram confirmados e 66 evoluíram para óbito.
Os vírus mais presentes são Influenza A, o Rinovírus e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — este último comumente associado a quadros graves em crianças menores de seis meses.
“A nossa prioridade é proteger a vida da nossa população, especialmente das nossas crianças, que são as mais vulneráveis neste momento. Estamos acompanhando de perto a evolução dos casos e, diante do cenário preocupante, tomamos a decisão de adotar medidas emergenciais para garantir atendimento adequado e ampliar a vacinação. Com o apoio do Estado, do Governo Federal e da sociedade, vamos enfrentar este desafio com responsabilidade, agilidade e união”, declarou a prefeita Adriane Lopes.
A SESAU vai instituir o plano de contingência de atendimento pediátrico, atendimento pediátrico 24h em duas UPAs — Universitário e Coronel Antonino — além do Pronto Atendimento Infantil do CRS Tiradentes, com a transferência e o referenciamento de casos entre as UPAs.
A vacinação contra a Influenza será ampliada para toda a população a partir deste domingo, dia 27 de abril. A ampliação da vacinação para toda a população visa a realização de um bloqueio epidemiológico.
Com o decreto de situação de emergência, diversas medidas poderão ser tomadas, visando garantir o melhor atendimento à população. Além disso, com o decreto de emergência, o Pronto Atendimento Infantil — que já conta com pacientes internados e suporte avançado — se tornará referência para internação de crianças que não conseguirem ser encaminhadas aos hospitais.
Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 16° Máx. 26°
Tempo limpo