O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu um passo importante nesta terça-feira (4) para o fortalecimento da segurança nos portos organizados do país. Em cerimônia realizada em Brasília, o ministro Silvio Costa Filho assinou a nova portaria da Guarda Portuária, instrumento que atualiza e aperfeiçoa o marco normativo sobre as atividades de segurança e vigilância em áreas portuárias.
A medida substitui a Portaria 84/2021 e estabelece regras mais claras sobre a atuação da Guarda Portuária, especialmente no que diz respeito à vedação da terceirização das atividades que envolvam o exercício do poder de polícia. Com isso, o texto assegura que a guarda, integrante operacional do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), mantenha a exclusividade nas ações típicas de segurança pública, como patrulhamento, controle de acesso, vigilância patrimonial e gestão de riscos.
O ministroSilvio Costa Filhodestacou o caráter coletivo do processo de elaboração da norma e a importância do diálogo para o avanço das políticas públicas. “Estou feliz porque o que está acontecendo hoje aqui é fruto do Fórum dos Trabalhadores, que nós criamos lá atrás, quando assumimos o Ministério. Esse fórum vem tendo um papel pedagógico, construtivo, porque é uma demonstração muito clara de que, através do diálogo, a gente constrói as boas parcerias que o Brasil precisa”, afirmou.
"É uma demonstração muito clara de que, através do diálogo, a gente constrói as boas parcerias que o Brasil precisa.”Silvio Costa Filho
Fruto de debates realizados nas reuniões do Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários, a nova portaria foi construída de forma colaborativa, com participação de representantes das autoridades portuárias, trabalhadores, operadores privados e da Secretaria Nacional de Portos. O objetivo foi alinhar a norma à legislação vigente, como a Lei 13.675/2018 (Lei do SUSP) e a nova Lei 14.967/2024, que institui o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras.
Entre os principais avanços estão:
Diálogo
Durante a cerimônia, autoridades e representantes do setor destacaram o caráter democrático e o consenso construído em torno da portaria.
O secretário executivo do MPor,Tomé Franca, enfatizou o caráter de diálogo da gestão. “Quero reconhecer a atuação do ministro Silvio, que dialoga com todos, sem qualquer preconceito. Dialoga com o setor privado, quem faz o investimento, quem produz no país, gera emprego e renda, e dialoga com a classe trabalhadora. E é isso que o país precisa”, afirmou.
A diretora de Gestão e Modernização Portuária do MPor,Ana Bomfim, também ressaltou o diálogo como base do processo. “A assinatura dessa portaria simboliza o trabalho do Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários, que buscou promover um diálogo amplo e construtivo entre todos os atores que o compõem”, afirmou.

Representando o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o assessorBruno Nerifelicitou as entidades pela construção coletiva. “Gostaria de parabenizar todas as federações, sindicatos e entidades representativas pela construção que foi feita aqui. Além de parabenizar o ministro Silvio, pois isso aqui é produto do Fórum dos Trabalhadores”, destacou.
Entidades representativas dos trabalhadores portuários também celebraram o avanço. A secretária executiva da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidrovias (ABEPH),Gilmara Timóteo, classificou o momento como histórico. “É uma data emblemática. Nos últimos anos a gente esperava por isso, por uma oportunidade de compor uma comissão que pudesse dialogar e chegar a um momento democrático como esse.”
O presidente do Sindicato da Guarda dos Trabalhadores Portuários do Espírito Santo,Robson Luiz de Souza, destacou a construção coletiva. “O diálogo é o melhor caminho, e foi isso que esse fórum demonstrou. No final, o bom senso prevaleceu, o diálogo prevaleceu e, hoje, nós temos um acordo.”
Segurança
Além de dar segurança jurídica às gestões portuárias, a iniciativa também representa um marco para valorização da carreira da Guarda Portuária, que passa a ter regras mais claras para sua estruturação, qualificação e atuação em rede com os demais órgãos de segurança pública.
A expectativa é que a nova portaria contribua para tornar os portos brasileiros ainda mais seguros, modernos e eficientes, em sintonia com os padrões internacionais de proteção a instalações portuárias e operações logísticas.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mato Grosso do Sul Tecnologia, integração e inteligência: evento nacional em MS fortalece combate ao crime digital
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende suspeito de homicídio na Capital
Câmara de Dourados Isa Marcondes defende união regional para fortalecer saúde pública
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul investe R$ 4,2 milhões em programas Bolsas Atleta e Técnico 2025/2026
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza evento sobre modernização das práticas de investigação criminal em ambiente digital
Mato Grosso do Sul MS Ativo Municipalismo é a marca de um Governo que escuta, investe e entrega resultados, afirma secretário Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
ChuvaMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Trump em Carta Oferece “Qualquer Apoio Necessário” ao Rio Contra o Narcotráfico Enquanto Lula Vê Traficantes Como “Vítimas” e Abandona Cláudio Castro na Luta pela Ordem
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira aprova convocação do ministro da Justiça na Comissão de Segurança da Câmara
Deputado Estadual Paulo Correa Em Ponta Porã, Paulo Corrêa destaca importância de ações conjuntas para o fortalecimento da fronteira
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS