Terça, 22 de Julho de 2025 11:41
(67) 99273-1624
Geral CPI do Consórcio

“Pelo menos duas pessoas serão indiciadas”, afirma Ana Portela sobre a CPI do Transporte Público

A relatora da CPI, vereadora Ana Portela (PL), afirmou, durante a oitiva desta quarta-feira (28), que pelo menos duas pessoas serão indiciadas ao final da investigação realizada pela CPI do Transporte Público.

28/05/2025 16h59
Por: Redação
“Pelo menos duas pessoas serão indiciadas”, afirma Ana Portela sobre a CPI do Transporte Público

Segundo a vereadora, existe a possibilidade de que houve negligência quanto ao cumprimento do contrato e fiscalização do transporte público e do Consórcio Guaicurus por parte do Poder Público.

“O que ouvimos até agora na CPI é um descaso com a população. Não importa se é o atual diretor, ex-diretor ou ex-presidente de cada pasta envolvida. Todos receberam o salário para cumprir seu trabalho, mas ninguém tem respostas objetivas sobre o que houve com o
transporte público de Campo Grande. Se houve negligência, alguém precisa responder por isso”, declarou a vereadora.

A investigação ainda terá mais desdobramentos, com o depoimento de todos que fazem parte do transporte público, seja do Executivo Municipal ou do Consórcio Guaicurus. Ao final, será realizado um relatório com as informações obtidas pela CPI, que será enviado para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Relatório Independente

Ainda durante a oitiva, a vereadora Ana Portela afirmou que o relatório feito pela Comissão será independente. A fala foi feita em decorrência de dois laudos periciais sobre o transporte público que divergem.

“O nosso relatório não vai se basear estritamente nestes laudos técnicos periciais. Além dele, estamos recebendo diversos documentos e ouvindo as partes para compor um relatório robusto e independente”, completou a vereadora.

O laudo técnico pericial a que a vereadora se refere foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Científicos (IBEC Brasil) após pedido judicial. O documento aponta que a Prefeitura de Campo Grande deixou de repassar R$ 377 milhões ao Consórcio Guaicurus ao longo de 13 anos, referente ao valor que deveria cobrir os custos do transporte público.

No entanto, outro laudo pericial, realizado em 2019, apontou o superávit financeiro do Consórcio Guaicurus. Segundo o documento, a concessionária teve um lucro acumulado de aproximadamente R$ 68,9 milhões, superior ao previsto inicialmente.

“Os laudos divergem e o que nós precisamos é de respostas corretas e independentes, que mostrem a verdade para a população que tem sido prejudicada”, pontuou a vereadora.

Para a realização do relatório de forma independente, a relatora da CPI apresentou requerimentos que pedem a contratação de assessoria contábil e jurídica. “A população merece ter um relatório independente”, completou Ana Portela.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereadora Ana Portela
Sobre Vereadora Ana Portela
Ana Portela (PL) foi eleita vereadora de Campo Grande com 4.577 votos, tornando-se a primeira mulher declaradamente de direita a conquistar uma vaga na Câmara Municipal da capital sul-mato-grossense.
Campo Grande, MS
Atualizado às 08h01
16°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 31°

16° Sensação
3.09 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/07)

Mín. 19° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (24/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo