A vereadora Ana Portela (PL) completou seis meses de atuação na Câmara Municipal de Campo Grande, marcado por uma representação inédita da direita na Casa. Nestes primeiros meses, a parlamentar conquistou feitos expressivos e consolidou-se como uma das vozes mais ativas do legislativo municipal.
A marca da vereadora é de um trabalho combativo, técnico e propositivo, com soluções reais para a população. Ela também não deixou de trazer seu alinhamento com os compromissos da campanha: transparência, verdade e compromisso com as pessoas.
“Prometi que sempre prestaria contas do meu trabalho para a população. Essa é uma forma de retribuir a confiança que eles tiveram comigo no voto. Poder relembrar nossos feitos e mostrá-los com orgulho para as pessoas também indica que estamos trilhando o caminho da verdade e da responsabilidade”, destacou a vereadora Ana Portela.
Linha de frente: CPI do Transporte Público
Logo no início de seu mandato, a vereadora Ana Portela tornou-se relatora da CPI do Transporte Público na Câmara Municipal. Com isso, a parlamentar mostrou um trabalho intenso, combativo e de busca pela verdade a respeito deste serviço.
Ela cobrou a convocação de membros do Poder Executivo e do Consórcio Guaicurus para darem respostas à população e questionou aumentos de gastos milionários da concessionária. Além disso, após cobranças da vereadora sobre os ônibus que estavam rodando fora da idade média limite, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) determinou a troca de 98 ônibus.
A construção do relatório final da CPI também tem mostrado o trabalho responsável exercido pela parlamentar. Ela reforçou que irá elaborar um relatório independente, que aponte os responsáveis, mas que também mostre melhorias, como mais infraestrutura para a mobilidade urbana de Campo Grande, que se encontra defasada.
Compromisso em números
Em apenas seis meses, a vereadora realizou mais de duas mil indicações de melhorias para diversos bairros e para as 7 regiões de Campo Grande. Essa atuação reflete a presença da parlamentar nas ruas da cidade, buscando e entregando melhorias reais para a população.
Com a apresentação de projetos de lei não é diferente, a vereadora Ana Portela protocolou 50 projetos, todos com o compromisso de levar para a população mudanças reais. Uma das propostas garante a fisioterapia de reabilitação para mulheres que passaram pela mastectomia, que foi sancionada pela Prefeitura e deve ser implantada nos próximos meses para atender as mulheres de Campo Grande.
Mandato propositivo
Além dos projetos de lei apresentados, a vereadora Ana Portela também ganhou destaque com suas emendas à LDO 2026. A parlamentar teve 100% de suas emendas aprovadas, entre elas:
Segurança pública – iluminação, rondas, fortalecimento da Guarda Civil.
Mobilidade urbana – ciclovias, transporte coletivo qualificado e acessibilidade.
Saúde – atenção primária, prevenção, reabilitação e combate às drogas.
Agricultura familiar – apoio a pequenos agricultores, hortas comunitárias.
Infraestrutura – saneamento, drenagem, manutenção de praças.
Reconhecimento
Com todo o trabalho entregue, a vereadora Ana Portela tem mostrado quais seus compromissos e retribuindo a confiança de todos os votos que recebeu. O caminho trilhado por ela também foi visto por todos os vereadores e, na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028, a parlamentar foi eleita como 2º vice-presidente da Câmara Municipal, um reconhecimento de todo trabalho feito nos primeiros meses de mandato.
“Construí esses resultados em conjunto com a população. Estivemos presentes nos bairros, escutando demandas e entregando melhorias. Nosso compromisso é com você, campo-grandense. Seguimos neste caminho, entregando um relatório contundente da CPI, acompanhando a execução de nossos projetos sancionados e, principalmente, sendo transparente com as pessoas. O trabalho continua”, ressaltou a vereadora Ana Portela.
Câmara Municipal Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama
Consórcio Guaicurus Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Competição Feminina Aprovado na Câmara de Campo Grande projeto que proíbe atletas trans em competições femininas
CPI do Consórcio Caos no transporte expõe falhas do Consórcio Guaicurus e coloca CPI na reta final: relatora Ana Portela promete rigor no relatório
Proteção Infantil Vereadora Ana Portela aprova projeto de prevenção à adultização e sexualização infantil em Campo Grande
100% Aprovadas 100% das emendas apresentadas pela vereadora Ana Portela são aprovadas na LDO 2026
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva
Deputado Gerson Claro ALEMS deve votar em regime de urgência projeto que autoriza crédito de até R$ 950 mi para obras em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama
Alípio Neto Trump em Carta Oferece “Qualquer Apoio Necessário” ao Rio Contra o Narcotráfico Enquanto Lula Vê Traficantes Como “Vítimas” e Abandona Cláudio Castro na Luta pela Ordem
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira aprova convocação do ministro da Justiça na Comissão de Segurança da Câmara