Quarta, 11 de Fevereiro de 2026 19:11
(67) 99273-1624
Câmara de Vereadores CG Manutenção do Veto

Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social

“Temos uma população que enfrenta dificuldades, sem correção de renda, e que planeja suas contas. Quando os valores sobem de forma abrupta, a situação se torna ainda mais difícil”

11/02/2026 09h01
Por: Redação
Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social

O vereador Herculano Borges votou pela manutenção do veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar nº 1.016/26, que suspendia os efeitos do decreto responsável pelo reajuste da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos para 2026. A decisão foi tomada durante a sessão desta terça-feira (10) da Câmara Municipal de Campo Grande.

Ao justificar o voto, Herculano destacou o momento financeiro enfrentado pelo município, com redução de arrecadação e queda no repasse de ICMS, além de distorções históricas na avaliação imobiliária que impactam o valor dos tributos. Mas, o vereador também ressaltou a necessidade de olhar com sensibilidade para a realidade das famílias campo-grandenses.

“Temos uma população que enfrenta dificuldades, sem correção de renda, e que planeja suas contas. Quando os valores sobem de forma abrupta, a situação se torna ainda mais difícil”, afirmou.

Herculano reforçou sua posição como vereador de base e a confiança na gestão do Executivo Municipal, mas destacou que defendeu contrapartidas que aliviassem o impacto financeiro para os contribuintes, como o aumento do desconto para pagamento à vista.

A votação terminou com 8 votos pela manutenção do veto e 14 contrários, número insuficiente para sua derrubada, já que seriam necessários 15 votos. Com isso, o veto foi mantido.

Para o vereador, o episódio reforça a importância do diálogo institucional e da busca por soluções equilibradas. “Nosso papel é fiscalizar, dialogar e encontrar caminhos que conciliem responsabilidade fiscal e justiça social”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereador Herculano Borges
Sobre Vereador Herculano Borges
Oito anos após deixar a Câmara de Vereadores para assumir a vaga de deputado estadual, Herculano Borges volta à Casa de Leis após ser eleito nas eleições de outubro com 4.119 votos. Herculano nasceu no dia 10 de setembro de 1974, em Campo Grande. É formado em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pós-graduado em Treinamento Desportivo (Universidade de Nova Iguaçu- RJ) e Teoterapia (Unifil- Londrina PR). Foi diretor de Ensino Médio do Colégio CBA/ABC, Coordenador de Esportes do Colégio ABC, técnico da Seleção de Futsal de Mato Grosso do Sul e treinador de Futsal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dos Colégios Dom Bosco e ABC. Em 2008, disputou sua primeira eleição para vereador em Campo Grande, e se elegeu com um total de 4.078 votos. Em 2012 foi reeleito com 6.194 votos. Em abril de 2013, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Juventude, sendo o primeiro Secretário Estadual da pasta em Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2014 disputou a vaga para deputado estadual, e obteve 16.813 votos. Nas eleições 2018, foi reeleito com 17.731 votos, permanecendo na Assembleia até o final de 2022.
Campo Grande, MS
Atualizado às 18h01
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

30° Sensação
3.6 km/h Vento
54% Umidade do ar
24% (0.32mm) Chance de chuva
Amanhã (12/02)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva
Amanhã (13/02)

Mín. 21° Máx. 29°

Chuva