O Porto de Santos registrou o melhor janeiro em três anos, com 12,7 milhões de toneladas de cargas. O número é 9,5% maior do que o de 2025 e 6,8% ao recorde anterior, que havia sido registrado em 2024. A movimentação de contêineres também teve impacto no resultado. Foram 467 mil TEU, unidade de medida equivalente a um container de 20 pés. Já o número de atracações registrou aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
"Os números do Porto de Santos mostram que o Brasil investe nos portos com planejamento, segurança jurídica e visão de longo prazo. Estamos falando de um porto que bate recordes, amplia sua capacidade e se prepara para receber investimentos estratégicos. É mais eficiência, mais competitividade e mais desenvolvimento para o Brasil”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Os recordes de janeiro de 2026 foram puxados pelo agronegócio, com destaque para o açúcar, que teve 1,57 milhão de toneladas embarcadas, revertendo a tendência de queda e registrando crescimento de 36,8%.
No complexo soja (grãos e farelo), que conta com disponibilidade e demanda externa aquecida, o aumento foi de quase 80% em relação a 2025, com embarque de 1,56 milhão de toneladas.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, os números demonstram os investimentos feitos no maior terminal portuário do país. “É mais uma boa notícia, que confirma que os bons resultados alcançados até o momento não foram sorte, mas planejamento.”
Ampliação da zona portuária
No início deste mês de fevereiro, o ministro Silvio Costa Filho assinou portaria que revisa a área do Porto Organizado de Santos e amplia em 17,2 milhões de m² a área portuária. Conforme o chefe da pasta, a assinatura representa um avanço estratégico para o planejamento e a expansão do maior porto do país. “A revisão cria condições concretas para o crescimento organizado do Porto. A incorporação amplia a capacidade operacional, possibilita planejar novos investimentos e preparar o Porto para atender à demanda futura. , destaca.
“Vai garantir que os recordes continuem sendo quebrados”, complementa o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
Maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos é um dos principais núcleos logísticos do país e um dos mais relevantes do mundo, com papel estratégico no escoamento da produção brasileira, especialmente de granéis sólidos, líquidos e carga conteinerizada, conectando o Brasil a mais de 600 mercados globais.
Em 2025, movimentou mais de 186 milhões de toneladas, respondendo por parcela significativa da movimentação portuária nacional.
Com informações do Porto de Santos
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul vai sediar Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulheres por tráfico de drogas após monitoramento de “boca de fumo” em Naviraí
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026 teve redução em índices de criminalidade em Mato Grosso do Sul
Portos e Aeroportos Portos da região Norte lideram crescimento no Brasil em 2025 e consolidam rota do Arco Norte
DOF - MS DOF apreende 700 quilos de agrotóxicos paraguaios que seguiam para Sidrolândia
Mato Grosso do Sul Governo de MS publica promoções retroativas e reforça valorização das forças de segurança de MS Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Escola de samba denunciada por Rodolfo Nogueira por ataque à fé é rebaixada
Alípio Neto Desfile politizado termina em vexame e rebaixamento de escola que exaltou Lula e atacou valores cristãos
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP