Para garantir a valorização dos profissionais da segurança pública de Mato Grosso do Sul, as promoções de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com efeitos retroativos a dezembro de 2024, foram publicadas hoje (19) pelo Governo do Estado.
Foram promovidos oficiais e praças das duas instituições, contemplando progressões por antiguidade e merecimento, além da regularização das promoções pendentes assegurando segurança jurídica e reconhecimento profissional.
Entre os oficiais promovidos estão dez primeiros-tenentes do Corpo de Bombeiros ao posto de capitão, 25 segundos-tenentes ao posto de primeiro-tenente, um subtenente ao posto de segundo-tenente, além de dois primeiros-tenentes da Polícia Militar ao posto de capitão, seis segundos-tenentes ao posto de primeiro-tenente, e três primeiros-tenentes do Quadro de Oficiais de Saúde ao posto de capitão.
No quadro de praças, foram promovidos quatro sargentos da Polícia Militar a subtenente, 16 segundos-sargentos a primeiro-sargento, 25 terceiros-sargentos a segundo-sargento, dez primeiros-sargentos do Corpo de Bombeiros a subtenente, e cinco segundos-sargentos a primeiro-sargento.
A publicação é resultado de reunião realizada na quarta-feira (18), na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), com representantes do Executivo, das corporações e das entidades de classe.
O secretário Antonio Carlos Videira destacou que a medida reforça o compromisso do Governo com o fortalecimento da estrutura das corporações e com a ampliação das oportunidades de ascensão na carreira militar estadual. “Além das promoções, também foi autorizada a abertura de 237 vagas para o curso de formação de sargentos que deve ser publicada nos próximos dias”, completou o secretário.
As lideranças que participaram da reunião destacaram que as medidas representam um avanço concreto na valorização das forças de segurança pública, no fortalecimento institucional das corporações em Mato Grosso do Sul incluindo ganhos reais em termos de salários.


O secretário Frederico Felini (SAD) e a secretária em exercício Ana Carolina Nardes (Segov), participaram da reunião juntamente com o coronel Frederico Reis Pouso Salas (comandante-geral do CBMMS), o coronel Renato dos Anjos Garnes (comandante-geral da PMMS) e o delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lúcio. O encontro reuniu ainda o delegado André Matsushita Gonçalves (presidente da Adepol-MS), José Nascimento Sobrinho (investigador e presidente do Sinpol-MS), coronel Juracy Pereira da Paz (presidente da Associação dos Oficiais Militares), coronel Luidson Borges Tenório Noleto (presidente da Associação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar), tenente Vanderlei Roberto Lorensetti (presidente da AME), e o subtenente Fabrício de Carvalho Moura (presidente da ACS).
Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Fotos: Sejusp
Legislativo - MS Caravina acompanha entregas de obras e investimentos em Santa Rita do Pardo
Mato Grosso do Sul Mutirão transforma atendimentos e oportunidades para famílias dos assentamentos de Nioaque
Legislativo - MS Jamilson Name solicita correções urgentes em obra de restauração da MS-276, em Dourados
Legislativo - MS Jamilson Name cobra manutenção da MS-142 entre Camapuã e Areado
Legislativo - MS Investimentos da deputada Lia Nogueira reforçam rede de atendimento a pessoas com deficiên
Mato Grosso do Sul Em Foz do Iguaçu, Sejusp participa de encontro interestadual e fortalece ações integradas de segurança Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 13° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT