Ainiciativa busca sensibilizar os cidadãos sobre a importância da doação regular, especialmente neste período em que há uma demanda crescente por bolsas de sangue para atender emergências, cirurgias e pacientes em tratamento contínuo
Moradores de Dourados e região são convocados para doação de sangue neste sábado no Hemosul. Foto: Divulgação/Hemosul
O Hemosul de Dourados convoca a população a participar de mais uma ação solidária em prol da vida. Neste sábado, dia 26 de julho, o Hemocentro de Dourados funcionará em horário especial, das 7h às 12h, com o objetivo de ampliar o número de doadores e reforçar os estoques de sangue, que se encontram em níveis abaixo do ideal.
A iniciativa busca sensibilizar os cidadãos sobre a importância da doação regular, especialmente neste período em que há uma demanda crescente por bolsas de sangue para atender emergências, cirurgias e pacientes em tratamento contínuo. Os tipos O positivo e O negativo são os mais urgentes no momento, mas todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas.
De acordo com a coordenadora do Hemosul, Márcia Tinós, todos os tipos sanguíneos são fundamentais para manter o abastecimento regular da unidade, que atende a região da Grande Dourados, que engloba não apenas a cidade, mas também outros dez municípios. Além disso, o centro de coleta abastece hospitais públicos e particulares da região, garantindo somente neste primeiro semestre do ano, mais de 6.500 doações.
A orientação é que os doadores estejam em boas condições de saúde, alimentados, tenham entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 51 quilos. É necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da doação. “O gesto de doar sangue é simples, seguro e fundamental podendo salvar até quatro vidas”, informou Márcia.
O Hemosul de Dourados realiza atendimentos durante toda a semana. Nas segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 12h30 e terças e quintas das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. A unidade está localizada na Rua Oliveira Marques, nº 2535, no Jardim Tropical, ao lado do Hospital da Vida. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (67) 3424-0400 ou WhatsApp (67) 98163-0863.
DO DOADOR AO PACIENTE
Poucos imaginam o trajeto que uma bolsa de sangue percorre até salvar a vida de um paciente. Por trás de cada doação, existe uma logística complexa e bem coordenada pela Rede Hemosul MS, responsável pela coleta, processamento e distribuição dos hemocomponentes em todo o estado. Esse processo exige dedicação, precisão e uma cadeia de trabalho que impacta diretamente a saúde pública.
A Rede Hemosul distribui cerca de 8,6 mil hemocomponentes por mês, atendendo tanto hospitais públicos quanto privados, incluindo unidades no interior do estado. O ciclo começa com a doação voluntária, quando o sangue é coletado, passa por exames rigorosos e é fracionado em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. Após validação laboratorial, o material é cuidadosamente armazenado e monitorado até sua liberação para o transporte.
Segundo a coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, a logística envolve diferentes centros de coleta, como em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Paranaíba. A distribuição do sangue é essencial para atender a demanda de Mato Grosso do Sul. “A distribuição de sangue no estado é coordenada conforme a demanda dos hospitais, com destaque para as unidades de alta e média complexidade, que são as principais consumidoras. A prioridade é atender ao SUS (Sistema Único de Saúde), mas sempre que necessário, fornecemos sangue a outras unidades, conforme urgência”, explica Marina.
O desafio maior, no entanto, está no equilíbrio entre oferta e demanda. “Há dias em que os estoques estão cheios e conseguimos atender bem. Mas, na maioria das vezes, estamos no limite, especialmente com tipos sanguíneos negativos”, explica a Técnica de Hemoterapia da Rede Hemosul, Márcia Vicente de Souza. “Por isso, sempre reforçamos a importância da doação regular. A doação é fundamental para que possamos continuar nosso trabalho”, completa.
Mín. 15° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo