Quinta, 03 de Abril de 2025 20:22
(67) 99273-1624
Política SENADO 2026

EX-PRESIDENTE BOLSONARO REVELA EM ENTREVISTA QUE PP TERÁ CANDIDATO AO SENADO, GERSON CLARO É O MAIS COTADO PARA ESSA VAGA

Com a vaga para o Governo do Estado assegurada à reeleição de Eduardo Riedel, todas as atenções estão voltadas para o senado, que terá duas cadeiras em disputa.

02/04/2025 18h29 Atualizada há 1 dia
Por: Jhenifer Damazio
EX-PRESIDENTE BOLSONARO REVELA EM ENTREVISTA QUE PP TERÁ CANDIDATO AO SENADO, GERSON CLARO É O MAIS COTADO PARA ESSA VAGA

Em recente entrevista ao Programa Capital Meio Dia, do Grupo Capital, o ex-presidente Jair Bolsonaro revelou que o Partido Progressista (PP), da Senadora Tereza Cristina, pretende lançar um candidato ao Senado nas eleições de 2026. Entre os nomes cotados, destaca-se o do atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro.

Gerson Claro, natural de Itaporã, é formado em História e Direito, com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Sua trajetória política inclui atuação como assessor em Sidrolândia, diretor na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e, atualmente, deputado estadual pelo PP. À frente da ALEMS, tem se destacado pela capacidade de diálogo e articulação política, consolidando-se como uma liderança emergente no estado.

A possível candidatura de Gerson Claro ao Senado conta com o respaldo da senadora e ex-ministra Tereza Cristina, presidente estadual do PP, com qual se encontrou essa semana em Brasília - DF, agenda essa que contou com a presença do Deputado Federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, FPA. Tereza Cristina já manifestou a intenção de lançar um nome do partido para a disputa. Nos bastidores, Claro é visto como um candidato natural, devido à sua proximidade com lideranças políticas e sua atuação destacada no legislativo estadual.

Pesquisas recentes indicam que Gerson Claro aparece nos primeiros lugares na corrida por uma das duas vagas ao Senado em 2026, à frente de lideranças consolidadas e já em pré-campanha. Além disso, ele apresenta o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos, com 3,40%, o que configura um cenário favorável ao crescimento de uma eventual candidatura. 

Com as articulações políticas em andamento, a definição das candidaturas ao Senado em 2026 ainda está em construção. Entretanto, Gerson Claro desponta como um nome de peso, capaz de agregar apoios significativos dentro e fora de seu partido, consolidando-se como uma opção viável para representar Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

“Sou uma pessoa de grupo, mas a oportunidade não vai me pegar dormindo”, assegura Gerson Claro.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Deputado Gerson Claro
Sobre Deputado Gerson Claro
Gerson Claro nasceu em Itaporã, interior de Mato Grosso do Sul. Começou sua carreira como educador, lecionando para crianças do primeiro ao quinto ano no município de Sidrolândia. Formou-se em História e deu aulas em escolas públicas e particulares de Sidrolândia e Campo Grande. Passou mais de uma década em sala de aula, onde conheceu de perto e, na prática, a realidade da educação no país. Ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se em 2002. Logo em seguida, aprimorou seus conhecimentos com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Já historiador e advogado, iniciou a carreira jurídica com grande destaque, tornando-se sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado. Gerson foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde prestou assistência às 79 prefeituras do Estado e ganhou experiência sobre os desafios da gestão pública. Foi nomeado diretor-presidente do Detran-MS em 2015. Sua gestão ficou marcada pela modernização e simplificação de processos, como a criação da CNH Ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet. Casado com Kátia, com quem tem dois filhos, Pedro e João Paulo, Gerson Claro foi eleito deputado estadual em 2018, pelo Progressistas. Já em seu primeiro mandato, desenvolveu funções importantes no Legislativo: foi líder do Governo e presidente do colegiado mais importante da Casa, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Reeleito para seu segundo mandato, Gerson foi escolhido presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Campo Grande, MS
Atualizado às 19h02
27°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

28° Sensação
1.03 km/h Vento
65% Umidade do ar
91% (1.41mm) Chance de chuva
Amanhã (04/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Chuva
Amanhã (05/04)

Mín. 18° Máx. 24°

Tempo nublado