Ambiente moderno e adequado, com qualidade no ensino. Com este conceito a SED (Secretaria Estadual de Educação) apresentou as metas da pasta para 2026, durante assinatura do contrato de gestão. Os novos projetos buscam contribuir com o aprendizado dos alunos e assim melhores os índices de educação de Mato Grosso do Sul.
O governador Eduardo Riedel recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, durante reunião nesta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Governadoria. Na ocasião também foram assinados os contratos (gestão) da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento Educação Básica de MS).
Entre as metas está a continuidade das obras e reformas nas unidades da Rede Estadual. “Vamos continuar nosso programa de obras das escolas. Nosso Estado é um dos que mais entregam obras em escolas no Brasil. Iremos seguir trabalhando forte naquilo que vem dando certo”, ressaltou o secretário.

Daher ainda citou a importância de continuar os investimentos para diminuir as reprovações (alunos) nas salas de aula e lançar nos projetos. “Novidades na EJA (Educação de Jovens e Adultos), na verticalização do ensino superior em parceria com a UEMS, assim como outras ações que na verdade são consequências do bom trabalho desenvolvimento”.
O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, que coordena o Contrato de Gestão, ressalta que a Educação tem projetos importantes para a gestão e planejamento do Estado neste ano.
“Temos temas centrais como a educação profissionalizantes, as obras nas escolas estaduais, assim como projetos e ações para diminuir as reprovações, reduzir a desistência escolar e bons resultados nos índices de educação”, completou.


UEMS
A direção da UEMS também apresentou os projetos e metas para o ano. A sequência de programas importantes de inclusão, assim como continuar a política de atender as demandas da sociedade e fortalecer a educação de ensino superior pública principalmente no interior do Estado.
“Reunião ótima de alinhamento em mais uma de contrato de gestão, que nos deixa orgulhosos do trabalho realizado. A UEMS vem fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado e dos municípios, com projetos estratégicos”, ponderou o reitor Laércio Alves de Carvalho.
Ele citou a sequência de programas como a “Universidade da Maturidade”, projeto de tecnologia social para o público igual ou superior a 45 anos, assim como o “UEMS Acolhe”, que atende imigrantes, para auxiliar no ingresso no mercado de trabalho.
“Também temos nosso grande evento que é o Pantanal Tech, que é uma produção científico sustentável do Pantanal, assim como o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), que atende jovens da reforma agrária no curso de agronomia”.
No documento também está previsto projetos de fortalecimento na área de educação à distância, que tem o objetivo de oferecer educação pública para quem não consegue ir a universidade de forma presencial.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom
Mato Grosso do Sul Focado em escolas e na educação para o trânsito, programa Detranzinho prorroga as inscrições para 2026
Educação MEC revoga edital de expansão de vagas em cursos de Medicina
Educação Aulas começam com foco em vínculo, escuta e adaptação
Educação MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica
Educação Jurista explica por que print de tela não é prova no processo judicial
Educação Sisu 2026: universidades iniciam convocação de lista de espera Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 31°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)