A Petrobras encerrou 2025 com a maior produção de petróleo e gás de sua história, com quase 3 milhões de barris diários , impulsionada pelo avanço do pré-sal e pela entrada de novas plataformas.
O desempenho operacional recorde sustentou também um salto nas exportações, que atingiram o maior volume anual já registrado pela estatal.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (10), a companhia superou com folga suas metas de produção e conseguiu renovar reservas mesmo em um ano marcado por paradas programadas para manutenção e declínio natural de campos maduros.
>> Principais números de produção em 2025:
A Petrobras explicou que a leve retração no quarto trimestre frente ao período anterior foi causada principalmente por paradas para manutenção em plataformas da Bacia de Campos, como Marlim e Voador. O impacto foi parcialmente compensado pelo aumento de capacidade das unidades Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO, na sigla em inglês) Almirante Tamandaré e Marechal Duque de Caxias, na Bacia de Santos.
A unidade Almirante Tamandaré, maior plataforma já instalada no país, produz cerca de 240 mil barris por dia . Já a plataforma P-79, que chegou ao campo de Búzios nesta semana, deverá acrescentar mais 180 mil barris diários à capacidade da estatal.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Mesmo com produção recorde, a companhia registrou o melhor desempenho em uma década na reposição de reservas:
O avanço da produção se refletiu diretamente nas vendas externas de petróleo, que consolidaram 2025 como um ano histórico para a Petrobras e para a balança comercial brasileira.
A China manteve a posição de principal destino do petróleo brasileiro . No quarto trimestre, a Índia passou a rivalizar com a Europa pela segunda colocação, com 12% do volume exportado, ante 13% dos países europeus.
Em nota, a Petrobras afirmou que os recordes são resultado de ganhos de eficiência operacional, otimização logística e da diversificação da carteira de clientes no mercado internacional.
Economia Banco do Brasil tem lucro de R$ 20,68 bilhões em 2025
Economia Saúde no Rio de Janeiro pode ficar R$ 380 milhões mais cara
Economia Marcelo Belluci aborda prescrição e litígios em seguros
Economia Governo envia alertas sobre imposto de renda pelo Gov.br e WhatsApp
Economia Câmara aprova redução de tributos para indústria química
Economia Momento é de calibragem da política monetária, diz presidente do BC Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é o único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade institucional
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)