O Projeto de Lei 585/25 obriga a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a manter em seu portal relatórios em linguagem acessível sobre as tarifas de energia. A proposta altera a Lei 9.427/96 , que regulamenta o setor elétrico.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, as informações deverão ser atualizadas a cada reajuste ou revisão tarifária. O objetivo é garantir que a população compreenda as alterações nos valores cobrados pelas distribuidoras.
Além disso, a agência deverá divulgar anualmente um estudo comparativo entre as prestadoras do serviço. O documento incluirá os componentes da tarifa e as ações para reduzir diferenças de preços e minimizar impactos aos consumidores.
O deputado Duda Ramos (MDB-RR), autor do projeto, avalia que o uso de linguagem simples contribuirá para o “empoderamento dos consumidores de energia elétrica, independentemente do grau de instrução ou da condição”.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência
Câmara Câmara aprova criação de cargos para ministérios da Educação e da Gestão
Câmara Projeto obriga exibição de preço com e sem imposto em ofertas e propagandas de produtos e serviços
Câmara Projeto aumenta de 20 para 30 dias a licença-paternidade no Programa Empresa Cidadã
Câmara Deputados analisam proposta de reestruturação da carreira de servidores
Câmara Projeto estabelece piso salarial de R$ 3 mil para conselheiros tutelares Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Ano legislativo começa com Herculano Borges reforçando compromisso com a população
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo
Alípio Neto Até quando o silêncio vai machucar quem não tem voz?
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária