A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei 5874/25, que cria 16 mil cargos no Ministério da Educação, outros 1.500 cargos no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A proposta segue para análise do Senado Federal.
Para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o texto permite ao governo expandir a educação no país, levando institutos federais a regiões que ainda não contam com ensino superior.
Motta elogiou, em particular, a criação do instituto federal para o sertão da Paraíba. "Sempre lutei para que minha região pudesse ter a sua instituição de ensino técnico e superior", disse. Segundo Motta, essa é a maior notícia na área de educação para essa região "pobre e esquecida", que só com a educação conseguirá mudar a realidade de distorção social vivida.
"Estar presidindo a Câmara neste momento é motivo de alegria e realização. Essa criação será muito importante para o sertão da Paraíba", disse Motta.
De acordo com ele, a educação é ferramenta para brasileiros terem mais oportunidades, acessar formação técnica e superior e adentrar no mercado de trabalho com mais facilidade.
"Como representante sertanejo nesta Casa sei da importância deste dia para a população", declarou Motta.
Câmara Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência
Câmara Projeto obriga exibição de preço com e sem imposto em ofertas e propagandas de produtos e serviços
Câmara Projeto aumenta de 20 para 30 dias a licença-paternidade no Programa Empresa Cidadã
Câmara Projeto exige que Aneel publique relatórios sobre tarifas de energia em linguagem simples
Câmara Deputados analisam proposta de reestruturação da carreira de servidores
Câmara Projeto estabelece piso salarial de R$ 3 mil para conselheiros tutelares Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Ano legislativo começa com Herculano Borges reforçando compromisso com a população
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo
Alípio Neto Até quando o silêncio vai machucar quem não tem voz?
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária