O Projeto de Lei 1105/25 define um piso salarial nacional de R$ 3.040,00 para os conselheiros tutelares. Pelo texto, o valor será reajustado anualmente com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Segundo o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor da proposta, a medida visa garantir condições dignas de trabalho para os profissionais responsáveis por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) .
“A inexistência de um piso salarial nacional faz com que muitos conselheiros tutelares recebam remunerações incompatíveis com a complexidade e a responsabilidade das funções”, disse ele na justificativa que acompanha o texto.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, e vinculado à administração pública. Hoje, o ECA determina que a remuneração e o pagamento dos integrantes sejam definidos em legislação municipal ou distrital.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto cria programa nacional para financiar casas-abrigo para mulheres vítimas de violência
Câmara Câmara aprova criação de cargos para ministérios da Educação e da Gestão
Câmara Projeto obriga exibição de preço com e sem imposto em ofertas e propagandas de produtos e serviços
Câmara Projeto aumenta de 20 para 30 dias a licença-paternidade no Programa Empresa Cidadã
Câmara Projeto exige que Aneel publique relatórios sobre tarifas de energia em linguagem simples
Câmara Deputados analisam proposta de reestruturação da carreira de servidores Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Ano legislativo começa com Herculano Borges reforçando compromisso com a população
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo
Alípio Neto Até quando o silêncio vai machucar quem não tem voz?
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária