Em sessão nesta quinta-feira (4), o Congresso Nacional manteve veto parcial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a dispositivos que tratam da concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do reingresso no Programa Bolsa Família ( VET 46/2024 ).
Com isso, fica sem alterações a Lei 15.077, de 2024 , que atualizou procedimentos para a concessão do BPC, além de incorporar ajustes relacionados ao Bolsa Família e à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) .
Os parlamentares mantiveram veto presidencial a dispositivo que estabeleceria, para a concessão do BPC, a obrigatoriedade de se atestar deficiência de grau moderado ou grave. O BPC é pago a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade.
O segundo dispositivo vetado previa a revogação de uma das regras da Lei do Bolsa Família , segundo a qual, para o reingresso no programa, a família deve cumprir novamente todos os critérios estabelecidos em lei e em regulamento.
Esses dois dispositivos foram vetados pelo Lula ao sancionar a Lei 15.077, de 2024, em dezembro do ano passado. A norma teve origem no projeto de lei (PL) 4.614/2024 , que alterou normas ligadas à assistência social, Previdência e programas de transferência de renda. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Jose Guimarães (PT-CE).
Senado Federal Proposta que isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos vai a sanção
Senado Federal Girão diz que decisão de Gilmar é antidemocrática e cobra reação do Senado
Senado Federal Congresso insere artigo sobre fóruns na lei do Sistema Nacional de Educação
Senado Federal Derrubados quatro vetos a mudanças no Código de Trânsito
Senado Federal Adultização: Congresso confirma texto da Lei Felca
Senado Federal Isenção de taxas para a Embrapa é mantida pelo Congresso Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 37°
Parcialmente nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama