A Ecora, nova certificadora de créditos de carbono 100% brasileira, anunciada durante a COP30, será a primeira a atuar em todos os biomas do país — Floresta Amazônica, Pantanal, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga — com expertise local, abordagem integrada e certificação inteiramente digital.
A empresa, fruto de parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Bradesco e Fundo Ecogreen, surge com o objetivo de impulsionar a economia de baixo carbono, estabelecer padrões adaptados à realidade do bioma brasileiro e reduzir a dependência de organismos internacionais.
A Aecom, uma das maiores consultorias globais em engenharia, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade, será o consultor técnico da iniciativa, garantindo a transparência de todos os processos dos ciclos de crédito de carbono.
A Ecora nasce para fortalecer a infraestrutura climática do Brasil, atendendo à crescente demanda por certificação de créditos de carbono e impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono. A certificadora estará alinhada às políticas de descarbonização e ao amadurecimento do mercado nacional.
A Ecora também propõe soluções para destravar barreiras e acelerar a evolução do mercado de carbono no Brasil, por meio de aplicações práticas e personalizadas, fundamentadas em três pilares: aplicação de tecnologia ponta a ponta, estruturação técnica assertiva e aderente ao contexto brasileiro e governança organizacional íntegra e eficiente.
As soluções propostas pela Ecora incluem a certificação de projetos de redução e remoção de emissões, para fortalecer a confiança no mercado voluntário e regulado de carbono; verificação e validação digital de créditos de carbono, visando à valorização dos créditos de carbono brasileiros no mercado nacional e internacional; monitoramento contínuo e relatórios de performance para a inclusão de pequenos, médios e grandes produtores na economia verde; e consultoria técnica e capacitação para desenvolvedores de projetos, com a finalidade de estimular a inovação e a sustentabilidade em diferentes setores produtivos.
"Entendemos que o Brasil possui todos os atributos naturais para ser o líder global da nova economia verde. Nosso investimento na Ecora é a demonstração desse propósito. A Ecora nasce com alma brasileira e conexão global, aderindo aos mais altos padrões internacionais de referência e credibilidade. Essa iniciativa valoriza a brasilidade e os nossos biomas, fortalece o papel do Brasil no enfrentamento da crise climática, na atração de investimentos e no impulso à inovação sustentável. Participar da Ecora é contribuir para o desenvolvimento sustentável e o protagonismo climático do Brasil", afirma Hélio Barbosa Júnior, diretor do Fundo Ecogreen.
Tecnologia Aumento nas vendas e uso do Pix trazem novos riscos de golpes nas promoções
Tecnologia Especialistas analisam se vale escrever blog na era das IAs
Tecnologia Kwai Summit premia campanhas no universo de vídeos curtos
Tecnologia Especialistas pedem nova norma para ASO via telemedicina
Tecnologia Setor público precisa acelerar adequação à LGPD
Tecnologia MEC reforça critérios sobre a pós-graduação médica Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS