Sábado, 26 de Julho de 2025 23:39
(67) 99273-1624
Saúde Vida Plena

Projeto Vida Plena transforma a vida de idosos em Campo Grande com acolhimento, atividades físicas e fortalecimento emocional

O Projeto Vida Plena, iniciativa do vereador Herculano Borges, vem mudando a realidade de dezenas de idosos em Campo Grande por meio de atividades físicas regulares, acolhimento emocional e ações que promovem a convivência e a autoestima. Em 2024, o projeto já atendeu aproximadamente 100 idosos cadastrados nos bairros José Abrão, Guanandi e Serradinho.

26/07/2025 11h19 Atualizada há 12 horas
Por: Redação
Projeto Vida Plena transforma a vida de idosos em Campo Grande com acolhimento, atividades físicas e fortalecimento emocional

O Projeto Vida Plena, iniciativa do vereador Herculano Borges, vem mudando a realidade de dezenas de idosos em Campo Grande por meio de atividades físicas regulares, acolhimento emocional e ações que promovem a convivência e a autoestima. Em 2024, o projeto já atendeu aproximadamente 100 idosos cadastrados nos bairros José Abrão, Guanandi e Serradinho.

Mais do que aulas de ginástica e movimento corporal, o Vida Plena promove laços afetivos, saúde mental e qualidade de vida. É o que conta Eroides Monteiro, de 64 anos, moradora do bairro José Abrão e participante do projeto. “Desde quando eu comecei nesse projeto, minha vida mudou. Eu era uma mulher depressiva, tomava remédio pra depressão, não tinha alegria. Depois que comecei a participar, não sou mais aquela mulher triste. Tenho mais disposição, saúde, e nem tomo mais remédio. O projeto é tudo de bom pra mim, não quero que acabe nunca”, emociona-se.

Elizabeth Bispo, de 61 anos, também relata como sua rotina se transformou após ingressar nas atividades. “Meu nome é Elizabeth Bispo, tenho sessenta e um anos e eu faço parte do projeto Vida Plena. Esse projeto veio pra minha vida num momento muito importante, que eu estava precisando. Estava com problemas sérios de saúde, e ali eu encontrei apoio, amizade e muitas coisas que me ajudaram completamente, entende? Então é isso: eu faço parte desse projeto e gostaria de convidar a todos pra participar também porque você pode interagir, você tem amizade, exercício físico, mental e te ajuda muito mesmo. Isso pra mim foi muito bom.”

A professora Amanda Regenold Carretoni dos Santos, responsável pelas aulas, explica que a atuação vai muito além do exercício físico. “Trabalhar com esse público é se envolver com histórias de vida que marcaram essas pessoas. Além das aulas, temos palestras, bingos, festas, passeios, cafés da manhã mensais e interações com outros profissionais da saúde. Os resultados são visíveis: melhora na saúde mental, na autonomia, na socialização e na prevenção de quedas”, destaca.

O vereador Herculano Borges reforça a importância de iniciativas como essa. “Investir na saúde física e emocional dos nossos idosos é garantir mais dignidade e bem-estar. O Projeto Vida Plena é uma ferramenta poderosa de transformação social, que fortalece vínculos, previne doenças e valoriza quem tanto já contribuiu com a nossa cidade.”

As atividades são realizadas duas vezes por semana e têm se tornado um espaço de acolhimento, cuidado e pertencimento para os participantes. A proposta é seguir ampliando os atendimentos, consolidando o Vida Plena como referência em políticas públicas voltadas à terceira idade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereador Herculano Borges
Sobre Vereador Herculano Borges
Oito anos após deixar a Câmara de Vereadores para assumir a vaga de deputado estadual, Herculano Borges volta à Casa de Leis após ser eleito nas eleições de outubro com 4.119 votos. Herculano nasceu no dia 10 de setembro de 1974, em Campo Grande. É formado em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pós-graduado em Treinamento Desportivo (Universidade de Nova Iguaçu- RJ) e Teoterapia (Unifil- Londrina PR). Foi diretor de Ensino Médio do Colégio CBA/ABC, Coordenador de Esportes do Colégio ABC, técnico da Seleção de Futsal de Mato Grosso do Sul e treinador de Futsal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dos Colégios Dom Bosco e ABC. Em 2008, disputou sua primeira eleição para vereador em Campo Grande, e se elegeu com um total de 4.078 votos. Em 2012 foi reeleito com 6.194 votos. Em abril de 2013, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Juventude, sendo o primeiro Secretário Estadual da pasta em Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2014 disputou a vaga para deputado estadual, e obteve 16.813 votos. Nas eleições 2018, foi reeleito com 17.731 votos, permanecendo na Assembleia até o final de 2022.
Campo Grande, MS
Atualizado às 21h01
24°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 33°

24° Sensação
4.63 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)

Mín. 22° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Amanhã (28/07)

Mín. 15° Máx. 24°

Chuvas esparsas