Quinta, 05 de Fevereiro de 2026 21:06
(67) 99273-1624
Câmara de Vereadores CG Câmara Municipal

Herculano Borges participa de reunião no Executivo e reforça defesa das assistentes de educação infantil

A Comissão de Educação foi recebida pelo secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha, pelo secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, pela superintendente de Gestão de Pessoas, Noemi Duarte, além da prefeita Adriane Lopes.

05/02/2026 18h57
Por: Redação
Herculano Borges participa de reunião no Executivo e reforça defesa das assistentes de educação infantil

O vereador Herculano Borges, membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campo Grande, participou no início da manhã desta quinta-feira (05) de uma reunião no Executivo Municipal para tratar das reivindicações apresentadas pelas assistentes de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.

O encontro foi um desdobramento direto da mobilização ocorrida na última terça-feira na Câmara Municipal, quando as profissionais da educação infantil realizaram um movimento em busca de apoio do Legislativo para garantir direitos, valorização profissional e segurança jurídica na carreira. A partir dessa mobilização, a Comissão de Educação formalizou os pedidos ao Executivo e solicitou a abertura de diálogo institucional.

Atendendo à solicitação da Comissão, a reunião desta quinta-feira reuniu representantes do Legislativo e do Executivo para discutir, especialmente, o pedido protocolado no dia 20 de janeiro, que trata da manutenção da nomenclatura de “assistente de educação infantil”, evitando alterações que poderiam gerar insegurança funcional e salarial às servidoras.

A Comissão de Educação foi recebida pelo secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha, pelo secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, pela superintendente de Gestão de Pessoas, Noemi Duarte, além da prefeita Adriane Lopes.

Encaminhamentos definidos

Durante a reunião, o Executivo sinalizou positivamente às demandas apresentadas pela Comissão de Educação, resultando em encaminhamentos considerados importantes para a categoria. Entre as definições estão:

•    Manutenção da nomenclatura “assistente de educação infantil”, ficando estabelecido que a denominação “monitor” será utilizada apenas para o ensino fundamental;
•    Criação de uma comissão permanente específica para tratar das demandas das assistentes de educação infantil e das assistentes de educação inclusiva;
•    Publicação de novo edital sem redução salarial, mantendo o valor de R$ 1.900, descartando a proposta de redução para R$ 1.500;
•    Previsão de concurso público, reforçando a valorização e a estabilidade da carreira.

Acompanhamento e diálogo permanente

Para o vereador Herculano Borges, a reunião representa um avanço importante no diálogo entre Legislativo e Executivo e reforça o papel da Comissão de Educação como ponte entre os servidores e a administração municipal.

“Vamos acompanhar cada passo desses encaminhamentos. Nosso compromisso é manter o diálogo aberto com gestores, professores e servidores, garantindo respeito, valorização e segurança para quem atua diretamente na educação das nossas crianças”, afirmou.

A atuação do vereador evidencia o compromisso com a valorização dos profissionais da educação infantil e com a construção de soluções por meio do diálogo institucional, buscando garantir avanços concretos para a categoria e para a educação pública de Campo Grande.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereador Herculano Borges
Sobre Vereador Herculano Borges
Oito anos após deixar a Câmara de Vereadores para assumir a vaga de deputado estadual, Herculano Borges volta à Casa de Leis após ser eleito nas eleições de outubro com 4.119 votos. Herculano nasceu no dia 10 de setembro de 1974, em Campo Grande. É formado em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pós-graduado em Treinamento Desportivo (Universidade de Nova Iguaçu- RJ) e Teoterapia (Unifil- Londrina PR). Foi diretor de Ensino Médio do Colégio CBA/ABC, Coordenador de Esportes do Colégio ABC, técnico da Seleção de Futsal de Mato Grosso do Sul e treinador de Futsal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dos Colégios Dom Bosco e ABC. Em 2008, disputou sua primeira eleição para vereador em Campo Grande, e se elegeu com um total de 4.078 votos. Em 2012 foi reeleito com 6.194 votos. Em abril de 2013, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Juventude, sendo o primeiro Secretário Estadual da pasta em Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2014 disputou a vaga para deputado estadual, e obteve 16.813 votos. Nas eleições 2018, foi reeleito com 17.731 votos, permanecendo na Assembleia até o final de 2022.
Campo Grande, MS
Atualizado às 20h01
24°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

25° Sensação
2.06 km/h Vento
83% Umidade do ar
100% (13.17mm) Chance de chuva
Amanhã (06/02)

Mín. 21° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (07/02)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas