O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), elogiou a política de valorização do salário mínimo retomada pelo governo federal. A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano ( PLN 2/2025 ) prevê o mínimo em R$ 1.630. O reajuste é definido com base no índice da inflação somado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Para o senador, o valor "ainda é pouco" diante das necessidades da população, mas representa um avanço após "anos de estagnação".
— A valorização do salário mínimo é uma questão de justiça social: está alinhada com as necessidades básicas da população, principalmente dos mais vulneráveis. Esse crescimento se deu devido à política de salário mínimo que nós construímos juntos. Em termos reais, eu poderia dizer que esse é o maior valor de compra para o salário mínimo em 50 anos — afirmou.
No mesmo discurso, Paim lamentou episódios de violência policial ocorridos no Rio Grande do Sul, no Paraná e em São Paulo. O senador relacionou os casos ao "racismo estrutural" e defendeu mudanças na forma como as ações policiais são conduzidas. Também cobrou a votação do projeto de lei de sua autoria que pune abordagens com indício de discriminação ( PL 5.231/2020 ), que já foi aprovado no Senado e está em análise na Câmara dos Deputados.
— É uma proposta que propõe a abordagem policial fundamentada em reeducação, visando disciplinar práticas de segurança pública e salvar vidas. Eu não sou daqueles que dizem que todo policial tem culpa, muitas vezes ele se defende, mas é preciso discutir essa questão — defendeu.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo