A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deu o primeiro passo para garantir maior segurança jurídica e respeito aos vigilantes patrimoniais que atuam em todo o Estado. Em votação realizada nesta quinta-feira (5), o Plenário aprovou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Zé Teixeira, que proíbe atos de constrangimento, humilhação ou ameaças contra esses profissionais durante o exercício das funções. A proposta agora segue para análise técnica nas comissões de Saúde e de Segurança Pública antes de retornar para a votação definitiva.
A iniciativa de Zé Teixeira surge como uma resposta direta à vulnerabilidade enfrentada pela categoria no cotidiano de trabalho em shoppings, condomínios, fábricas e centros comerciais. O texto aprovado estabelece que qualquer tentativa de embaraçar a atuação do vigilante por meio de ofensas verbais, gestos intimidatórios ou perseguição será passível de punição e multa. Para o parlamentar, a medida busca equilibrar a relação entre o profissional e o cidadão, assegurando que o cumprimento do dever não resulte em violações à dignidade de quem trabalha na linha de frente da segurança privada.
O projeto foi aprimorado por meio de uma emenda substitutiva integral, fruto de um diálogo entre o gabinete do deputado, a categoria dos vigilantes e a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg). Esse refinamento técnico adequou o texto à legislação federal vigente e detalhou de forma clara o que caracteriza o constrangimento, evitando interpretações ambíguas. O foco central da nova redação é garantir que o vigilante, peça fundamental na proteção de espaços onde a segurança pública nem sempre consegue estar presente de forma contínua, tenha respaldo legal para agir com autoridade e respeito.
Após o parecer das comissões temáticas, a matéria será submetida à segunda votação e, se aprovada, seguirá para a sanção do governador Eduardo Riedel. A expectativa é que a nova lei funcione como uma ferramenta educativa e punitiva, coibindo abusos e valorizando uma profissão essencial para o funcionamento harmônico das áreas de grande circulação no Estado.
Comissões - Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e a segurança em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Zé Teixeira assume a titularidade de quatro comissões estratégicas na Assembleia Legislativa. A nomeação, oficializada na edição nº 3.023 do Diário Oficial da ALEMS, posiciona o parlamentar na linha de frente de debates decisivos para o setor produtivo e o bem-estar social. Zé Teixeira exercerá papel fundamental na articulação de melhorias para o campo e para a proteção da população, atuando nas comissões de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural; Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas; Segurança Pública; e Controle da Eficácia Legislativa.
Câmara de Dourados Câmara de Dourados apresenta moção de apoio aos funcionários da Embrapa
Legislativo - MS ALEMS vota nesta quinta-feira LDO que projeta orçamento de R$ 27,99 bilhões para 2027
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
Mato Grosso do Sul Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais
Mato Grosso do Sul Fundect vai premiar pesquisadores que transformam ciência em desenvolvimento
Geral Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 12° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT