Segunda, 25 de Agosto de 2025 04:58
(67) 99273-1624
Câmara dos Deputados AGEMS

Após manifestação do presidente da ALEMS, TJ decide suspender liminar e mantém Carlos Alberto de Assis na presidência da AGEMS

“A aptidão para o cargo deve ser medida pela formação profissional e pela experiência no serviço público. E o indicado tem vasta atuação no Estado, foi secretário de administração, secretário municipal, assessor, e atuou na Ageprev por quatro anos.”

28/05/2025 16h28 Atualizada há 3 meses
Por: Redação
Após manifestação do presidente da ALEMS, TJ decide suspender liminar e mantém Carlos Alberto de Assis na presidência da AGEMS

O deputado estadual e presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PP), disse nesta terça-feira (27) que a nomeação de Carlos Alberto Assis na Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) teve respaldo do legislativo e afastamento representa uma interferência do Judiciário. A nomeação de Assis teve suspensão imediata determinada na última sexta-feira (23) pela Justiça.

“O posicionamento jurídico é que é uma decisão liminar, passível de recurso, e que a fundamentação, no meu ponto de vista, não tem sentido”, declarou Gerson ao Midiamax. “A aptidão para o cargo deve ser medida pela formação profissional e pela experiência no serviço público. E o indicado tem vasta atuação no Estado, foi secretário de administração, secretário municipal, assessor, e atuou na Ageprev por quatro anos.”

Para o presidente da Casa de Leis, o afastamento judicial de Assis ignora a trajetória do ex-secretário e desconsidera o rito legal seguido para sua nomeação, com a indicação do governador, análise na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e aprovação em plenário pela maioria dos deputados estaduais.

“A Assembleia deu seu respaldo, tivemos mais de 24 votos favoráveis e apenas um contrário. Mesmo assim, uma única ação no Judiciário consegue suspender tudo com uma liminar. Isso já ocorreu em nível federal […] é um debate nacional”, disse Gerson Claro.

Ele reconhece o papel do Judiciário, mas alerta para o desequilíbrio entre os Poderes. “Eu penso que sim, é uma interfer

Carlos Alberto de Assis (Presidente da AGEMS)
Carlos Alberto de Assis (Presidente da AGMS)

ência, mas o Judiciário tem os próprios recursos, isso tem que ser decidido lá no Judiciário e nós vamos aguardar. A Assembleia mantém sua decisão, e acredito que o Governo do Estado, por meio da PGE, já recorreu. Eu, particularmente, acho que essa decisão de primeira instância não vai prevalecer”, disse.

Agora a pouco a liminar que afastava o diretor presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, foi indeferida pelo Desembargador DORIVAL RENATO PAVAN, Presidente do TJMS, atendendo a manifestação da PGE e em conformidade com o presidente da ALEMS, dep Gerson Claro.

Com informações Midiamax.

Leia o documento com a decisão na íntegra.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Deputado Gerson Claro
Sobre Deputado Gerson Claro
Gerson Claro nasceu em Itaporã, interior de Mato Grosso do Sul. Começou sua carreira como educador, lecionando para crianças do primeiro ao quinto ano no município de Sidrolândia. Formou-se em História e deu aulas em escolas públicas e particulares de Sidrolândia e Campo Grande. Passou mais de uma década em sala de aula, onde conheceu de perto e, na prática, a realidade da educação no país. Ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se em 2002. Logo em seguida, aprimorou seus conhecimentos com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Já historiador e advogado, iniciou a carreira jurídica com grande destaque, tornando-se sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado. Gerson foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde prestou assistência às 79 prefeituras do Estado e ganhou experiência sobre os desafios da gestão pública. Foi nomeado diretor-presidente do Detran-MS em 2015. Sua gestão ficou marcada pela modernização e simplificação de processos, como a criação da CNH Ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet. Casado com Kátia, com quem tem dois filhos, Pedro e João Paulo, Gerson Claro foi eleito deputado estadual em 2018, pelo Progressistas. Já em seu primeiro mandato, desenvolveu funções importantes no Legislativo: foi líder do Governo e presidente do colegiado mais importante da Casa, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Reeleito para seu segundo mandato, Gerson foi escolhido presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Campo Grande, MS
Atualizado às 01h01
10°
Tempo nublado

Mín. 10° Máx. 26°

Sensação
5.66 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/08)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo nublado
Amanhã (27/08)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo nublado