Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 sem pagar a taxa de inscrição e faltaram a um dos dias de prova na edição do ano passado devem justificar a ausência até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2).
O prazo é o mesmo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame .
Os dois procedimentos devem ser realizados exclusivamente na página do participante do exame , com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Para justificar a ausência, os documentos aceitos que comprovem as condições declaradas estão previstos no edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que trata da justificativa de ausência na última edição do exame.
Confira os documentos aceitos para justificar ausência no Enem 2024, em cada uma das situações.
As seguintes situações estão previstas:
Os documentos previstos no edital devem ser legíveis para análise, sob pena de não serem considerados válidos.
Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabytes (MB).
Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes. Em toda a documentação apresentada deverá constar o nome completo do faltoso em 2024. As declarações devem estar datadas e assinadas.
Se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir à União os custos referentes à taxa de inscrição, podendo ainda responder por crime contra a fé pública.
O resultado da aceitação da justificativa de ausência, bem como da solicitação de isenção será divulgado pelo Inep em 12 de maio.
O período de recursos para quem tiver o pedido negado estará aberto entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
O Inpe avisa que a aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. Mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados em prestar o Enem 2025 deverão realizar a inscrição posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Já o candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado deverá pagar a taxa para se inscrever no exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mato Grosso do Sul Busca ativa escolar impulsiona permanência e melhora indicadores nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul
Educação Vaga Lume destaca o poder da leitura para a diversidade
Educação Fies: prazo para participação de instituições privadas começa amanhã
Educação Missão Climática chega ao Brasil para educar sobre o clima
Educação Analfabetismo entre pessoas idosas negras cai em 11 anos
Educação Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS