Quarta, 23 de Abril de 2025 10:06
(67) 99273-1624
Política ALEMS

APROVADO PROJETO DE LEI QUE CONVERTE AUTOMATICAMENTE MULTAS LEVES E MÉDIAS EM ADVERTÊNCIA

A proposta permite a conversão de multas de trânsito de natureza leve ou média em advertência por escrito, desde que o condutor não tenha sido multado nos últimos 12 meses.

16/04/2025 15h31
Por: Redação
APROVADO PROJETO DE LEI QUE CONVERTE AUTOMATICAMENTE MULTAS LEVES E MÉDIAS EM ADVERTÊNCIA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Lei 176/2024, de autoria do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, com coautoria do deputado Paulo Duarte. A proposta permite a conversão de multas de trânsito de natureza leve ou média em advertência por escrito, desde que o condutor não tenha sido multado nos últimos 12 meses.

Na prática, motoristas que cometerem infrações leves ou médias poderão se livrar do pagamento de multas que variam de R$ 88,38 a R$ 130,16, além de evitar o acúmulo de até 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021, mas ainda carecia de regulamentação no âmbito estadual.

Para o deputado Gerson Claro, a medida contribui para a educação no trânsito e evita penalidades excessivas.

“Com essa lei, o sistema passa a identificar automaticamente se o condutor não foi multado nos últimos 12 meses e converte a penalidade em advertência. Isso evita acúmulo de multas, perda de pontos na CNH e, principalmente, contribui para um trânsito mais educativo e consciente”, explicou o parlamentar.

O projeto assegura que o benefício seja aplicado de forma automática em todas as instâncias de fiscalização, abrangendo municípios com trânsito municipalizado, além das rodovias estaduais sob jurisdição da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

A nova legislação será incorporada à Lei Estadual 4.282/2012, que trata da tabela de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS). Esta mesma lei já foi atualizada anteriormente, como em 2021, quando passou a incluir o programa CNH MS Social, que isenta pessoas em situação de vulnerabilidade social do pagamento das taxas para obtenção da habilitação.

Segundo dados do Detran/MS, somente em 2024 já foram registradas 802.404 infrações de trânsito no Estado. Destas, 253.718 (31,61%) foram de natureza média, enquanto 14.459 foram infrações leves. Exemplos de infrações médias incluem parar sobre faixas de pedestre, trafegar na contramão, ficar sem combustível e ultrapassar pela direita.

A proposta agora segue para sanção do Governo do Estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Deputado Gerson Claro
Sobre Deputado Gerson Claro
Gerson Claro nasceu em Itaporã, interior de Mato Grosso do Sul. Começou sua carreira como educador, lecionando para crianças do primeiro ao quinto ano no município de Sidrolândia. Formou-se em História e deu aulas em escolas públicas e particulares de Sidrolândia e Campo Grande. Passou mais de uma década em sala de aula, onde conheceu de perto e, na prática, a realidade da educação no país. Ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se em 2002. Logo em seguida, aprimorou seus conhecimentos com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Já historiador e advogado, iniciou a carreira jurídica com grande destaque, tornando-se sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado. Gerson foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde prestou assistência às 79 prefeituras do Estado e ganhou experiência sobre os desafios da gestão pública. Foi nomeado diretor-presidente do Detran-MS em 2015. Sua gestão ficou marcada pela modernização e simplificação de processos, como a criação da CNH Ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet. Casado com Kátia, com quem tem dois filhos, Pedro e João Paulo, Gerson Claro foi eleito deputado estadual em 2018, pelo Progressistas. Já em seu primeiro mandato, desenvolveu funções importantes no Legislativo: foi líder do Governo e presidente do colegiado mais importante da Casa, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Reeleito para seu segundo mandato, Gerson foi escolhido presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Campo Grande, MS
Atualizado às 09h02
24°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 30°

24° Sensação
4.63 km/h Vento
65% Umidade do ar
93% (1.78mm) Chance de chuva
Amanhã (24/04)

Mín. 19° Máx. 25°

Chuva
Amanhã (25/04)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva