A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) inicia, no próximo dia 18 de março, em Campo Grande, um novo ciclo de qualificação voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A iniciativa prevê a capacitação de 200 policiais militares de diferentes municípios do Estado, reforçando a atuação da corporação no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência.
A formação integra o Curso In Company – Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: desafios e caminhos na Polícia Militar, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Deville. A abertura oficial do curso será marcada também pela solenidade de outorga da Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, honraria concedida a civis e militares que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.
Durante a capacitação, os policiais terão acesso a conteúdos voltados à atualização de protocolos de atendimento, aspectos legais e procedimentos operacionais relacionados ao Programa Mulher Segura (Promuse), estratégia da Polícia Militar voltada ao acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
Por meio do programa, a PMMS realiza o monitoramento de casos, fiscalização de medidas protetivas de urgência, visitas técnicas às vítimas e encaminhamentos à rede de atendimento especializada. A formação busca fortalecer a padronização das ações policiais e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.
O curso contará com palestrantes de renome nacional, com experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de especialistas com atuação no Sistema de Justiça e na área de Segurança Pública.
Reconhecimento
Instituída em outubro de 2023 por ato do Governo do Estado, a Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha dá continuidade ao legado do prêmio que leva o mesmo nome e homenageia a memória da oficial, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem de forma significativa para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Mais do que uma condecoração, a honraria simboliza o reconhecimento da corporação àqueles que, com sensibilidade e compromisso, atuam na proteção da dignidade feminina e na construção de uma sociedade mais segura para as mulheres sul-mato-grossenses.
A iniciativa também reforça o compromisso institucional da Polícia Militar com a humanização da atividade policial, o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres e a ampliação da participação feminina nas forças de segurança.
A solenidade de outorga da medalha e a abertura do curso serão realizadas no dia 18 de março, às 8h, no Hotel Deville, em Campo Grande.
Comunicação Sejusp
Geral Rio: maioria dos carros roubados está em áreas controladas pelo crime
Mato Grosso do Sul Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Legislativo - MS Paulo Duarte pede melhoria na iluminação do bairro Tijuca, em CG
Legislativo - MS Luto: ALEMS se despede de Marcelo Miranda e relembra sua trajetória pública
Legislativo - MS Caravina solicita revitalização do pórtico de entrada de Coronel Sapucaia
Legislativo - MS Caravina pede regularização fundiária para assentamentos de Rio Brilhante Mín. 10° Máx. 16°
Mín. 9° Máx. 15°
ChuvaMín. 11° Máx. 19°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT