O Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, abre nesta terça-feira (8) as inscrições para o projeto Clube de Ciências. A atividade, que já está em sua terceira edição, busca ampliar a compreensão dos estudantes de escolas públicas e privadas sobre sustentabilidade ambiental, questões sociais e práticas educacionais que incentivam o desenvolvimento, a iniciação científica, a pesquisa e a inovação, por meio da participação ativa junto à equipe técnica e às atividades realizadas no Bioparque Pantanal.
De acordo com o edital, as inscrições para a submissão de projetos vão até o dia 8 de maio e podem ser feitas pelo site do Bioparque, por meio deste link .
Entre os pré-requisitos para participação no edital, estão ser estudante regularmente matriculado em escola pública ou privada, ter disponibilidade para dedicar-se ao projeto e ter afinidade com as temáticas relacionadas ao Bioparque Pantanal.
Serão disponibilizadas vagas para dez grupos, cada um com no máximo cinco estudantes, além de dois professores orientadores. A bióloga e coordenadora do projeto, Thuany Rezende Valadares, ressalta a importância da participação dos estudantes nas atividades.
“O Bioparque é fundamentado por importantes pilares, entre eles o da educação ambiental, um processo educativo em prol das causas ambientais. As práticas desenvolvidas com o apoio de profissionais, em um ambiente que respira biodiversidade, potencializam o senso crítico e o fomento à pesquisa. O aluno já sai com uma preparação para o ensino superior".
Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, destaca o projeto como uma oportunidade de aproximar os estudantes da pesquisa e do conhecimento científico. “Ao desenvolverem pesquisas, os estudantes não apenas ampliam suas habilidades acadêmicas, mas também exercem um papel na produção de saberes relevantes para a sociedade e a comunidade científica".
Em novembro de 2023, ocorreu a culminância da primeira turma do Clube de Ciências com a publicação do e-bookGenius. Já em dezembro de 2024, foi realizado o 1º Encontro de Iniciação Científica do Bioparque Pantanal (ENIC Bio), evento que proporcionou uma experiência enriquecedora para os estudantes do clube de ciências, pois foram apresentados os produtos finais desenvolvidos ao longo do ano.
A partir do Clube de Ciências e do ENIC-BIO, os projetos ganharam visibilidade. Dois grupos do Clube de Ciências, do Colégio Nova Escola e da Escola Estadual Orcírio Thiago, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos em feiras científicas do estado, sendo premiados na Feira de Ciências, Tecnologias e Engenharias de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS). O Colégio Nova Escola conquistou o 3º lugar com o projeto "Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii".
Já a Escola Estadual Orcírio Thiago conquistou o 2º lugar na categoria Fetec Júnior - Ciências Humanas, com o projeto "A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor, condutor e alunos durante visitas". O estudo analisou as interações pedagógicas que ocorrem durante as visitações e como elas podem maximizar o aprendizado dos estudantes em um ambiente de experiência e conhecimento.
Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: Gabriela Almeida
Mato Grosso do Sul Busca ativa escolar impulsiona permanência e melhora indicadores nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul
Educação Vaga Lume destaca o poder da leitura para a diversidade
Educação Fies: prazo para participação de instituições privadas começa amanhã
Educação Missão Climática chega ao Brasil para educar sobre o clima
Educação Analfabetismo entre pessoas idosas negras cai em 11 anos
Educação Novembro Azul: urologista tira dúvidas sobre saúde masculina Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS