Com o objetivo de divulgar as modalidades paralímpicas e fomentar a inclusão social por meio do esporte, foi realizada, neste sábado (7), a segunda edição do Festival Paralímpico 2024. O evento aconteceu no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, no período da manhã.
Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o Festival se destaca como uma das principais iniciativas de inclusão social no país.
O governador Eduardo Riedel esteve presente no evento e ressaltou o compromisso do governo com as políticas públicas voltadas aos paratletas. “Construímos, no governo como um todo, uma linha de trabalho muito robusta em termos de políticas públicas para paratletas. Trata-se de um trabalho contínuo, consistente e permanente, que transforma vidas. Atletas bolsistas do Governo de Mato Grosso do Sul, atletas de alto rendimento e medalhistas paralímpicos são frutos desse empenho”, afirmou o governador.
Já o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou os avanços e os desafios do paradesporto no estado. “Estamos muito bem estruturados no paradesporto, mas ainda temos grandes desafios. Precisamos expandir esse trabalho para todas as cidades do estado e para todas as classes sociais, para que o esporte realmente mude a vida das pessoas com deficiência. O esporte promove autonomia, disciplina, saúde e diversas experiências que contribuem para essa transformação tão necessária”.
Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, enfatizou a importância do evento para conscientizar a população sobre o paradesporto. “O Festival Paralímpico é um dia de conhecimento. Apresentamos à comunidade que existe esporte para pessoas com deficiência. Hoje, há experimentações de diversas modalidades. Muitos pais desconhecem que pessoas com deficiência podem praticar atividades esportivas, e este é o momento de levar essa mensagem. Nosso estado tem vocação para o paradesporto. Ficamos em quinto lugar nas Paralimpíadas Escolares Nacionais, tanto em número de participantes quanto de medalhas, o que evidencia um trabalho sólido da base ao alto rendimento. Tivemos seis atletas representando o estado, três deles medalhistas”, destacou.
Coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Campo Grande, Amanda Velasco destacou o impacto do evento no despertar de vocações esportivas. “O Festival Paralímpico é uma experiência única porque muitas crianças têm seu primeiro contato com o esporte paralímpico aqui. Esse momento pode despertar o desejo de se tornar um atleta ou praticar esporte para saúde e lazer”, explicou Amanda.
Entre os participantes estava Gabriel Ferreira Rodrigues, campeão mundial juvenil de judô paralímpico na Alemanha e vice-campeão em competição no Cazaquistão. Ele compartilhou sua experiência para inspirar jovens sul-mato-grossenses. “Sou um exemplo de como o esporte transforma a vida pessoal, social e familiar. Meu conselho é que as pessoas não desistam, mantenham o foco, porque o esporte faz bem para a mente e para o corpo”, declarou Gabriel.
Nilmara Prieto Gimenes, mãe do atleta Alejandro, de 12 anos, relatou as mudanças positivas que o esporte trouxe para a vida do filho, praticante de bocha há três anos. “Depois que o Alejandro começou a praticar bocha, sua vida mudou muito. Ele passou a gostar de esportes, a sair mais de casa e a conviver melhor com os colegas. Antes, ele tinha muito medo; hoje, superou isso. O resultado é excelente para ele”, disse Nilmara.
Cauê Aparecido Moraes Brito, de 15 anos, também compartilhou seu depoimento. Praticante de bocha paralímpica há quatro anos, ele conquistou o primeiro lugar na fase nacional das Paralimpíadas Escolares. “O esporte transformou minha vida, trazendo uma maturidade imensa. As responsabilidades como atleta são grandes e me tornaram uma pessoa mais consciente. O Festival Paralímpico é um marco, um ponto de partida para que outras pessoas conheçam o paradesporto”, afirmou Cauê.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Bruno Rezende
Mato Grosso do Sul Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Mato Grosso do Sul Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero
Mato Grosso do Sul Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
Mato Grosso do Sul Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros Mín. 20° Máx. 34°
Mín. ° Máx. °
Mín. 23° Máx. 37°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS