Segunda, 25 de Agosto de 2025 10:38
(67) 99273-1624
Política CAPITAL

PRESIDENTE DA CÂMARA DEBATE MELHORIAS NO CENTRO E REVISÕES DE LEIS COM ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Na visita, debateram melhorias para o comércio, principalmente do Centro da cidade, e para o setor industrial. Os vereadores já analisam como aperfeiçoar as legislações para incentivar investimentos.

18/03/2025 08h26 Atualizada há 5 meses
Por: Redação
PRESIDENTE DA CÂMARA DEBATE MELHORIAS NO CENTRO E REVISÕES DE LEIS COM ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, recebeu o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Renato Paniago, e o superintendente Ulisses Conceição Filho, na manhã desta segunda-feira, dia 17. Na visita, debateram melhorias para o comércio, principalmente do Centro da cidade, e para o setor industrial. Os vereadores já analisam como aperfeiçoar as legislações para incentivar investimentos.

Mudanças na lei que trata da revitalização do Centro, a chamada Lei Cidade Limpa, que envolve diretrizes para as fachadas dos estabelecimentos, revisão para destravar investimentos pela lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social), bem como medidas para desburocratizar as atividades econômicas constam na lista de temas que devem ser analisados pela Câmara Municipal, atendendo demandas dos comerciantes.

O presidente Papy destacou que a Câmara está ouvindo todos os setores e segmentos, principalmente do setor produtivo da cidade, que faz um trabalho fundamental para o desenvolvimento econômico. “Nada mais justo que ouvirmos as demandas da Associação Comercial e darmos uma resposta favorável a esse setor tão importante da cidade que está carente de ser atendido. A ideia é propor legislações que modernizem o aspecto econômico e comercial da nossa cidade”, afirmou.

Ele ressaltou que está sendo estudada alteração da lei para possibilitar aos comerciantes adoção de técnicas mais modernas nas fachadas, ajudando a tornar o Centro mais atrativo. “Essa lei é obsoleta e, na minha opinião pessoal, é uma lei que deixou o Centro sem competitividade comercial, então é um pedido das associações e nós vamos tentar construir essa legislação a várias mãos, ouvindo também o Executivo, mas principalmente defendendo a tese de que o Centro da Cidade precisa ser revigorado”, destacou o presidente da Casa de Leis.

O presidente da Associação Comercial falou sobre a queda no movimento no Centro e citou algumas demandas. “Temos a questão de segurança, transporte, estacionamento, a questão das fachadas. Ficamos bastante satisfeitos na conversa com o presidente Papy e a visão que ele tem da importância de se repensar essa lei, de mudar essa lei para que possa atender e oportunizar as empresas da cidade”, afirmou Paniago. Ele destacou a importância de o comerciante poder usar as vitrines para divulgar melhor seus produtos e promoções.

A manutenção da Rua 14 de Julho e outras vias da região central e incentivo para que outras empresas instalem-se no Centro também estão entre as demandas da Associação. “São várias as demandas, várias soluções podem ser desenvolvidas e a gente está bastante feliz e esperançoso com a gestão agora da presidência do Papy para que a Câmara possa atuar e nos ajudar a fazer essas transformações, e trazer mais qualidade de vida para o Centro e para as empresas que estão ali instaladas”, disse Renato Paniago.

Para estimular novos investimentos e ampliar a geração de emprego, mudanças na lei do Prodes também foram debatidas com a Associação Comercial.

No último dia 12, o presidente Papy recebeu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Adelaido Vila, e a presidente da Federação da CDL, Inês Santiago, para discutirem demandas do setor. Na conversa, esteve em pauta a revisão do Prodes para dar mais agilidade para garantir investimentos em Campo Grande.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereador Papy
Sobre Vereador Papy
Epaminondas Vicente Silva Neto, carinhosamente conhecido como Papy, está no seu terceiro mandato de vereador de Campo Grande aos 37 anos. Casado e com três filhos: Júlia, Isabel e Edilson Neto, defende bandeiras como Direito das Pessoas com TEA e outras deficiências, Direito das Mulheres, Meio Ambiente e os Princípios Cristãos. Foi eleito pela primeira vez, pelo Solidariedade em 2016, foi convidado para assumir a função de 3º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Com mais experiência, foi um dos únicos vereadores a ser reeleito e, no segundo mandato, assumiu a 2ª Secretaria da Mesa Diretora. Agora, no terceiro mandato pelo PSDB, Papy é escolhido para comandar a Casa de Leis com todo o vigor e inovação da sua juventude. Nos oito anos de atuação no Legislativo Municipal, foi relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, quando esteve na vice-presidência da Comissão de Finanças e Orçamento. O parlamentar também participou das comissões: – Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ); – Comissão de Cidadania, Direitos Humano e de Proteção à Mulher; – Comissão de Juventude; – Comissão de Legislação Participativa; – Comissão de Políticas Antidrogas; – Comissão de Ética e Decoro Parlamentar; FORMAÇÃO Graduado em Tecnologia em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) Pós-graduado “Lato Sensu” em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) Pós-graduado em “Direito Municipal: eficácia e eficiência na gestão pública”, pela EDAMP (Escola de Direito do Ministério Público) CARGOS PÚBLICOS – Assistente Parlamentar na Câmara Municipal: 2009/2014 – Diretor-executivo na Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab): 2015 – Eleito vereador de Campo Grande em 2016 com 4.152 votos; – Reeleito vereador de Campo Grande em 2020 com 3.078 votos; – Reeleito vereador de Campo Grande em 2024 com 4.641 votos.
Campo Grande, MS
Atualizado às 08h01
10°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 26°

Sensação
5.66 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/08)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo nublado
Amanhã (27/08)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo nublado