A papeleira Sappi decidiu adotar a tecnologia de mensuração de fibra da ABB L&W Fiber & Freeness Online, da provedora de tecnologia industrial ABB, na unidade da empresa na cidade holandesa de Maastricht. A decisão visa melhorar a qualidade dos derivados de papel fabricados na planta, hoje dedicada à produção de embalagens de alto valor agregado para diferentes segmentos de mercado, principalmente redes varejistas, editoras e fabricantes de embalagens.
De acordo com comunicado da ABB, a solução faz mensurações contínuas e precisas da morfologia e do freeness da fibra em produção de papel de fim úmido. Contribui também para padronizar a qualidade da celulose nas etapas de preparação, controle e refino e para aprimorar a rodabilidade do papel em máquinas de papelão e de tecido.
Com a implantação, a expectativa é produzir em Maastricht papel acabado sob um leque maior de especificações, com custo menor e menor uso de energia. A Sappi também espera ganhar maior visibilidade sobre cada lote de celulose microfibrilada (MFC), controle e precisão sobre as especificações de cada cliente, em especial nos produtos com padrões mistos de fibras de celulose e com finalização úmida na máquina de papel.
"A Sappi faz papel para segmentos de mercado exigentes em Maastricht e busca alta qualidade, com precisão no processamento da fibra. O L&W Fiber & Freeness Online vai atender a essa necessidade já no estágio de preparação de estoque"
disse no comunicado Wilson Monteiro, gerente global de negócios em celulose, papel e fibra da ABB.
Além de melhorar a qualidade e a variedade do portfólio de papéis produzidos em Maastricht, a Sappi espera ainda aprimorar os indicadores de produtividade da planta e de sustentabilidade com a adoção do novo sistema de mensuração.
"A mensuração é uma parte da infraestrutura de Maastricht na qual implantamos recentes soluções que vão permitir avanços na eletrificação, na produtividade e na sustentabilidade [de toda a planta]"
afirmou no comunicado Jeroen Janssen, técnico de processo da Sappi.
A unidade de Maastricht é uma das fábricas de papel mais antigas do mundo e, em 2026, vai completar 175 anos de operação. A instalação emprega por volta de 500 pessoas e produz cerca de 260 mil toneladas de papel revestido sem madeira e papelão por ano.
Tecnologia TOTVS anuncia primeiro foundation de IA B2B brasileiro
Tecnologia Fraude em escala exige nova arquitetura de segurança digital
Tecnologia SISQUAL® WFM lança solução digital para gestão de documentos
Tecnologia Carnaval amplia risco de golpes com Pix e pagamentos por aproximação
Tecnologia Eitri alcança R$ 1 bilhão em vendas via apps em 2025 Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é o único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade institucional
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)