O início de 2026 trouxe sinais claros de transformação na mobilidade urbana brasileira. Dados compartilhados pela coluna Estadão Mobilidade atestam que o uso de motocicletas em áreas urbanas tem aumentado de forma consistente: houve um crescimento de 15% no uso em São Paulo desde 2017, e o número de famílias com motos na região metropolitana subiu 50% entre 2017 e 2023.
Diante desse cenário, a eletrificação dessa frota é uma tendência estratégica, alinhada às metas de redução de emissões e eficiência econômica. Motos elétricas e scooters vêm ganhando espaço nas ruas das grandes cidades, impulsionadas por fatores que vão além da estatística.
A chamada micromobilidade elétrica tem se consolidado como alternativa prática, inteligente e sustentável para enfrentar os desafios da rotina urbana, especialmente em períodos de grande fluxo, como o Carnaval. De acordo com Armando Beça, sócio-fundador da Ecoolmove, empresa especializada em micromobilidade elétrica, o avanço desses veículos está diretamente ligado à simplificação do processo de uso.
"O grande motor desse avanço é a desburocratização. Diferente dos veículos convencionais, os autopropelidos e bicicletas elétricas oferecem uma jornada de uso muito simples: sem IPVA, sem a necessidade de emplacamento e com dispensa da CNH", avalia.
A Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reforça esse movimento ao dispensar veículos autopropelidos e bicicletas elétricas do emplacamento e da exigência da Carteira Nacional de Habilitação.
"A Ecoolmove vê a Resolução como um marco fundamental. Ela trouxe a segurança jurídica necessária para fabricantes e usuários, definindo claramente as regras para autopropelidos e ciclomotores. Isso tira o setor da ‘zona cinzenta’ e permite que o Brasil avance em conformidade com as tendências globais de mobilidade", afirma Beça.
Além da desburocratização, a busca por soluções sustentáveis tem influenciado diretamente o comportamento dos consumidores. "Esse movimento deixou de ser um conceito abstrato para se tornar um critério de compra. O consumidor hoje quer eficiência, mas não quer carregar o ‘peso’ ambiental de um motor poluente. Há um desejo claro de se deslocar de forma silenciosa e limpa, e os veículos elétricos conferem esse status de consciência ambiental e modernidade", explica o executivo.
Do ponto de vista da sustentabilidade, os veículos elétricos também desempenham papel estratégico na transição para cidades mais inteligentes e menos poluentes. "As Smart Cities precisam de soluções que otimizem o espaço público. Motos e scooters elétricas ocupam menos espaço, não emitem gases de efeito estufa e contribuem para a redução da poluição sonora", ressalta.
Em períodos de grande fluxo urbano, como o Carnaval, a agilidade se torna um diferencial. Na análise do representante da Ecoolmove, enquanto o trânsito trava com bloqueios e excesso de veículos, os autopropelidos e scooters elétricas podem fluir com mais facilidade.
Apesar das vantagens, a segurança permanece como ponto central para o setor. Beça recomenda práticas essenciais para garantir uma experiência segura. "É essencial que o condutor use equipamentos de proteção, como o capacete, além de respeitar rigorosamente os limites de velocidade das vias. A manutenção preventiva, especialmente de freios e pneus, e o carregamento correto das baterias também são vitais para garantir uma experiência segura e duradoura", observa.
A Ecoolmove reforça que todos os seus veículos autopropelidos estão livres de emplacamento e CNH, conforme a resolução vigente. Para Beça, o futuro das cidades será elétrico e compartilhado.
"Atuamos com o objetivo de fazer com que essa transição não seja apenas tecnológica, mas cultural, mostrando que é possível ter alta performance e design sofisticado com impacto ambiental zero", conclui o sócio-fundador da Ecoolmove.
Para saber mais, basta acessar: http://www.ecoolmove.com.br
Entretenimento Litoral do Ceará tem música latina brasileira e internacional no Carnaval
Entretenimento BD e Mais Show integram contratação e ingressos
Entretenimento Empresa oferece acessibilidade no carnaval do Rio
Entretenimento Karinah se divide entre os carnavais do Rio e Salvador
Entretenimento Blues, jazz e chorinho dão o tom do Carnaval em Guaramiranga
Entretenimento West Plaza expande com Mané Mercado São Paulo Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 30°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é o único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade institucional
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)