O Projeto de Lei 4967/25 determina a disponibilização da certidão de nascimento em formato digital por meio do aplicativo Gov.br, do governo federal. A proposta em análise na Câmara dos Deputados mantém a emissão da primeira via impressa sob responsabilidade dos cartórios de registro civil, como já acontece hoje.
A emissão pelo aplicativo deverá ser gratuita e acessível. Autora da proposta, a deputada Andreia Siqueira (MDB-PA) disse que a ideia é ampliar serviços digitais e garantir ao cidadão a possibilidade de acesso eletrônico contínuo e seguro.
Conforme o projeto, a certidão digital conterá as mesmas informações da versão impressa e terá validade equivalente. O texto estabelece que o documento digital será atualizado sempre que houver alteração do registro civil do cidadão.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Câmara analisa redução de alíquotas tributárias para indústria química; acompanhe
Câmara Deputada apresenta 95 propostas para viabilizar enfrentamento a feminicídios
Câmara Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte
Câmara Deputados aprovam urgência para projeto que incentiva instalação de datacenters no Brasil
Câmara Weliton Prado é eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Câmara Projeto agrava pena para motorista com placa de veículo violada ou ilegível Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Deputado de primeiro mandato que vale por dez: Rodolfo Nogueira encerra presidência da Comissão de Agricultura deixando MS mais forte
Vereador Herculano Borges Herculano Borges participa de reunião no Executivo e reforça defesa das assistentes de educação infantil