O senador Lucas Barreto (PSD-AP) repudiou, nesta terça-feira (18), a conduta e as declarações do chanceler alemão Friedrich Merz por comentários sobre Belém após visita em que participou da Cúpula dos Líderes da COP30. O parlamentar condenou o uso da expressão “aquele lugar” para se referir à capital paraense, classificando a postura do líder alemão como "carregada de soberba e desprezo".
Barreto criticou também a afirmação de Merz, de que a comitiva alemã ficou feliz em deixar a cidade, associando-a a uma "forma de desumanização".
— Belém o recebeu com respeito, ele o retribuiu com insulto. Essa forma de desumanização ecoa uma mentalidade que muitos acreditavam enterrada em capítulos sombrios da história alemã, quando líderes tratavam povos como inferiores — afirmou o senador.
O parlamentar defendeu que o chanceler veio à região buscar “palanque climático” e fazer discursos em defesa da floresta e união global, mas sem compromisso prático. Para Lucas Barreto, o comportamento foi contraditório e indigno.
— Quando precisou demonstrar compromisso real, como no Fundo Florestas para Sempre, fugiu da responsabilidade. Prometeu o indefinido e não apresentou um único valor concreto — disse.
Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Senado Federal Debate aponta falhas no crédito para produtores rurais afetados pelo clima
Senado Federal Especialistas defendem segurança e clareza em marco das finanças abertas
Senado Federal Lei destina R$ 30 bilhões para projetos de defesa nacional
Senado Federal Na CRE, brasileiras relatam não ter acesso a filhos em países muçulmanos
Senado Federal CAS aprova mudanças no Orçamento para áreas de saúde e assistência hospitalar
Senado Federal Demarcações indígenas: CRA cobra explicações do governo Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS