Uma parceria inédita entre Tecban, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema financeiro do país mais eficiente e inclusivo, e a Elo, companhia brasileira de bandeira de cartões, foi firmada para lançamento de um novo meio de pagamento baseado na biometria da palma da mão.
A solução, desenvolvida para trazer mais segurança, conveniência e agilidade aos usuários, elimina a necessidade do uso de cartões, celulares e wearables (como Smart watches) para realizar transações. Além disso, possibilita pagamentos nas modalidades débito, crédito ou Pix, com a autenticação feita unicamente pela leitura da palma da mão.
Para a Tecban, o lançamento reforça seu papel como parceira estratégica na difusão de soluções que conectam tecnologia e experiência do usuário. “Acreditamos que a presencialidade é um diferencial para levar soluções inovadoras a todo o Brasil. Com nossa expertise de mais de 40 anos no setor financeiro, apoiamos parceiros no desenvolvimento de tecnologias que simplificam e trazem mais segurança e conveniência ao dia a dia da população”, afirma Frederico Sato, Superintendente Executivo de Expansão da Tecban.
Após o piloto com a 4CashPay entre abril e maio, Tecban e Elo participaram novamente em outubro do Banco do Brasil Digital Week, em Brasília, ampliando o teste para avaliar a percepção dos usuários.
O projeto surgiu no Elo Hack, programa interno de inovação da Elo, e contou com a participação da 4CashPay, responsável pela subadquirência de pagamentos e pela integração com a camada de autenticação biométrica. Uma prova de conceito inicial, realizada com colaboradores da Elo, validou a tecnologia, registrando alta aceitação e transações mais rápidas que as realizadas com métodos tradicionais.
“Quando o pagamento acontece com um gesto tão humano quanto estender a mão, sabemos que estamos no caminho certo. A biometria palmar traduz confiança em uma experiência intuitiva, segura e sem barreiras”, destaca Eduardo Merighi, CTO da Elo.
Segurança e conveniência: como funciona a jornada da biometria palmar
A jornada de pagamento começa com um processo de cadastro biométrico seguro e intuitivo. O cliente inicia o registro no dispositivo e, de forma clara, concede seu consentimento obrigatório, em seguida é informado sobre a utilização de seus dados. O usuário possui total controle sobre o consentimento, ou seja, pode revogá-lo a qualquer momento.
Além disso, o processo exige uma validação obrigatória junto à instituição financeira após o registro da biometria. Com o cadastro concluído, o usuário pode realizar compras em estabelecimentos parceiros, utilizando apenas a palma da mão em um dispositivo multibiométrico compacto da Tecban. No ponto de venda, basta selecionar a opção de pagamento por biometria e estender a mão.
Com o piloto validado, serão estudadas novas aplicações da tecnologia em ambientes comerciais e financeiros, em parceria com emissores e varejistas, consolidando a biometria como uma das principais tendências para os meios de pagamento presenciais no Brasil.
Atendimento à imprensa Tecban: tecban@inpresspni.com.br
Ana Paula Vieira – (11) 9 5711-9588
Kennya Gava – (27) 9 9986-6147
Lara Paulon - (11) 9 8807-7961
Juliano Capato – (11) 9 9260-5446
Tecnologia Aumento nas vendas e uso do Pix trazem novos riscos de golpes nas promoções
Tecnologia Especialistas analisam se vale escrever blog na era das IAs
Tecnologia Kwai Summit premia campanhas no universo de vídeos curtos
Tecnologia Especialistas pedem nova norma para ASO via telemedicina
Tecnologia Setor público precisa acelerar adequação à LGPD
Tecnologia MEC reforça critérios sobre a pós-graduação médica Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra projeto do PT que proibiria exportação de animais vivos
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS