Nesta sexta-feira (15), será realizada a cerimônia de abertura da etapa regional dos JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul 2025), em Ponta Porã, com a presença de aproximadamente 150 participantes. As equipes são de três municípios: Ponta Porã, Aral Moreira e Antônio João e disputarão as modalidades de voleibol e futsal tanto no feminino quanto no masculino.
A cerimônia inicia às 19h, no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela. Logo após a cerimônia de abertura, no futsal masculino, Ponta Porã enfrenta o time de Aral Moreira. Já no voleibol feminino Ponta Porã enfrenta Antônio João. As competições seguem até o dia 17 de agosto.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Na edição de 2025, a competição adota um formato inédito, com seis fases regionais e uma fase final. Isso permite aumentar o número de jogos e ampliar o calendário para a categoria adulta. Até então, a competição era realizada em fase única, com vagas limitadas, o que acabava restringindo a participação de muitos municípios. Com o novo formato, os Jogos se tornam mais acessíveis e igualitários.
Segundo o diretor-geral dos JAMS, Leandro Ferreira da Fonseca, que também atua como diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, o novo formato regionalizado aproxima os municípios e estimula uma rivalidade saudável entre as regiões.
Ele lembra que, em 2023, cada modalidade contou com apenas oito equipes, o que impediu a participação de vários municípios. Com o novo modelo, cada região terá suas próprias disputas, e os campeões garantirão vaga na fase final. Outro aspecto importante destacado por Leandro é a continuidade esportiva que os JAMS garantem.
“Desde 2015 houve um fortalecimento do esporte escolar e, dez anos depois, aqueles adolescentes que participaram dos Jogos Escolares se tornaram adultos, mas ainda encontram poucas oportunidades de competição. Na fase universitária há poucas competições e, na faixa adulta, quase nenhuma. Por isso, os Jogos Abertos têm o objetivo de fomentar o esporte adulto e incentivar esses jovens a continuarem praticando esporte”.
Leandro acrescenta que as competições das federações só permitem a participação de clubes filiados, o que acaba limitando o número de atletas. Os Jogos Abertos, por sua vez, aceitam participantes a partir de 16 anos, justamente para atender esse período de transição em que os jovens deixam a escola e iniciam a fase adulta.
Na fase final dos JAMS 2025, participarão os campeões de cada regional, além da cidade-sede e um time representante de Campo Grande. As fases regionais acontecerão em Ponta Porã (que abre a competição), Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Coxim e Naviraí. Ao todo, são 43 municípios inscritos nas etapas regionais.
Confirma as informações completas no boletim oficial da competição:
Boletim 1 - JAMS
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: arquivo/ Fundesporte
Mato Grosso do Sul Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Mato Grosso do Sul Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero
Mato Grosso do Sul Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
Mato Grosso do Sul Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS