O multicampeão Yeltsin Jacques foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, que será realizado em Nova Deli, capital da Índia. A competição está marcada para acontecer entre 27 de setembro e 5 de outubro. O sul-mato-grossense é contemplado pelo Bolsa Atleta MS, programa do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).
A delegação brasileira foi convocada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e contará com 50 atletas e 10 atletas-guia. Esta será a 12ª participação do Brasil em um Mundial da modalidade.
Yeltsin Jacques escreveu um capítulo marcante na história do paradesporto ao conquistar o bicampeonato paralímpico na Paralimpíada de Paris, em 2024. Ele venceu a prova dos 1.500 metros da classe T11 (voltada a atletas com deficiência visual), com o tempo de 3min55s82, superando seu próprio recorde mundial, anteriormente registrado em Tóquio-2020, com 3min57s60. Com esse resultado, somou sua segunda medalha na edição parisiense e elevou para quatro o total de conquistas em Jogos Paralímpicos, incluindo os dois ouros obtidos no Japão.
Aos 33 anos, o atleta consolida seu nome entre os grandes ícones do paratletismo mundial. “Estamos muito bem preparados, eu e os meninos, bem treinados, mais uma vez prontos para mais um Mundial. Este será o sexto da minha carreira e me sinto muito orgulhoso por mais uma vez representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul nas principais competições do mundo, especialmente na maior competição do ano”, afirma Yeltsin.
O paratleta também refletiu sobre a responsabilidade de competir no mais alto nível, diante das marcas que já conquistou. “Sou o atual campeão paralímpico, campeão mundial e também recordista mundial. Isso traz uma responsabilidade enorme. Sei que preciso chegar lá e dar o meu melhor, porque hoje sou referência para muitos atletas que estão se preparando. A principal meta, para muitos, é me superar. Por isso, me dedico todos os dias a me superar também, a alcançar o meu melhor desempenho e, claro, trazer mais medalhas para que possamos comemorar mais uma vez aqui no Mato Grosso do Sul”.
Nascido em Campo Grande, o atleta compete ao lado de seu guia Guilherme Santos, com quem mantém total sintonia nas provas. A parceria contribui para o domínio brasileiro nas provas de meio fundo e fundo no cenário paralímpico internacional. Além de Guilherme, outros atletas-guia de Mato Grosso do Sul também foram convocados para o Mundial: Maurinaldo dos Santos e Edelson de Ávila Almeida.
Desde 2021, Mato Grosso do Sul é pioneiro na valorização dos atletas-guia ao instituir a Bolsa Atleta-Guia, sendo o primeiro estado do país a reconhecer oficialmente o papel essencial desses profissionais no rendimento esportivo. A política estadual serviu de referência e agora integra também os programas de incentivo do governo federal.
Além de garantir suporte ao atleta com deficiência, o programa assegura ao guia as condições necessárias para alcançar alto desempenho nas competições. Guilherme Santos, que também é beneficiário da bolsa estadual, vem ganhando projeção nacional pelo trabalho que desempenha no paradesporto. Esta será sua quarta participação no campeonato mundial.
“Para você ser um atleta-guia, você tem que amar aquilo, tem que amar guiar e, junto com a parceria, junto com seu atleta, durante todo o período de não só treinamento, mas fora dos treinos também, ter compreensão, acho que fortalece muito. E quando chega ali na hora da prova, é só traçar aquilo que foi feito nos treinos”, relata o atleta-guia.
Guilherme também destaca o avanço do paradesporto em Mato Grosso do Sul e o papel das novas gerações nesse cenário. "Temos muitos talentos surgindo na base, e acredito que o desempenho dos atletas daqui nas competições internacionais tem dado visibilidade ao paradesporto sul-mato-grossense. O Brasil hoje é a quinta potência mundial no paradesporto, e isso mostra como estamos crescendo não só aqui no estado, mas em todo o país”.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Silvio Avila/CPB
Mato Grosso do Sul Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Mato Grosso do Sul Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero
Mato Grosso do Sul Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
Mato Grosso do Sul Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS