Segunda, 21 de Julho de 2025 22:14
(67) 99273-1624
Saúde Mato Grosso do Sul

SES destaca importância da participação de famílias de MS em pesquisa sobre nutrição infantil

Pesquisadores estão realizando visitas domiciliares para conhecer situação alimentar e nutricional de crianças brasileiras em Campo Grande e Corumb...

18/07/2025 05h45
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Pesquisadores estão realizando visitas domiciliares para conhecer situação alimentar e nutricional de crianças brasileiras em Campo Grande e Corumbá

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) reforça a importância da participação da população na 2ª edição do Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), promovido pelo Ministério da Saúde. A pesquisa está sendo realizada em 75 municípios de todo o país e busca atualizar o retrato nutricional de crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

No Estado, foram escolhidas as cidades de Campo Grande e Corumbá. O estudo já ouviu mais de 10 mil crianças de até 6 anos e suas mães e visitará, ao todo, 15 mil domicílios em 19 estados brasileiros.

“A coleta de dados do Enani é essencial para orientar políticas públicas que melhorem a alimentação, o crescimento e a saúde das nossas crianças. É uma oportunidade de transformar informação em ação, com impacto direto na vida das famílias sul-mato-grossenses”, afirma Anderson Holsbach, gerente de Alimentação e Nutrição da SES.

Devidamente identificados

Durante as visitas, os entrevistadores — identificados com camiseta e crachá do Enani-2024, cuja coleta de dados está ocorrendo agora em 2025 — realizam três etapas: entrevista com a mãe ou cuidador sobre alimentação e amamentação; medição de peso e altura da criança e da mãe biológica; e agendamento para posterior coleta de sangue.

Os exames laboratoriais incluem hemograma completo e análise de marcadores como ferro e vitamina A. Quando necessário, a família é encaminhada à unidade de saúde para acompanhamento. As amostras também vão compor um biorrepositório, que permitirá estudos futuros.

A pesquisa é conduzida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com outras universidades públicas. Os dados produzidos servirão de base para avaliar e redirecionar programas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na edição anterior, realizada em 2019, os resultados revelaram que 10% das crianças brasileiras tinham anemia, 50% viviam em situação de insegurança alimentar e 80% já consumiam alimentos ultraprocessados. As informações subsidiaram novas políticas públicas.

Em Campo Grande e Corumbá, a participação das famílias é decisiva para que o estado tenha um retrato real da saúde nutricional de sua população infantil. A SES orienta que as famílias recebam os pesquisadores e esclareçam suas dúvidas por meio do telefone gratuito 0800 888 0022.

Saiba mais: https://enani.nutricao.ufrj.br

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Divulgação Enani

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande, MS
Atualizado às 20h01
20°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 30°

20° Sensação
1.54 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 18° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 32°

Tempo limpo