Com o objetivo de promover a inclusão e proporcionar experiências práticas no universo do esporte paralímpico, será realizada neste sábado (14), a partir das 8 horas, mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa. A ação é voltada a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 20 anos, e acontece no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), em Campo Grande.
A iniciativa é promovida pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), com organização local do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O evento é gratuito, aberto ao público e deve reunir cerca de 80 participantes da capital.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6 .
Nesta edição, o festival oferecerá três modalidades: judô, paraciclismo e goalball. O principal objetivo é proporcionar o primeiro contato com o esporte adaptado, especialmente para jovens que ainda não conhecem as possibilidades oferecidas pelo paradesporto.
Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e responsável pela organização local do evento, destaca a relevância da iniciativa.
“O festival é voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico, oferecendo a elas a chance de descobrir que é possível praticar atividades esportivas adaptadas. Para o Estado, eventos como este são fundamentais porque podem revelar futuros atletas paralímpicos. Ao participar, a criança se sente incluída, motivada e, muitas vezes, desperta o interesse em seguir no caminho dos treinamentos e das competições”, relata Amanda.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o caráter estratégico do evento para as políticas públicas de inclusão em Mato Grosso do Sul. “O Festival Paralímpico é mais do que uma ação esportiva, é uma ponte para a cidadania. Ao investir na inclusão de crianças com deficiência por meio do esporte, o Estado promove dignidade, visibilidade e novas possibilidades de futuro para essas famílias”.
Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressalta a importância da ação no processo de transformação social e pessoal dos participantes.
“Eventos como o Festival Paralímpico reforçam o compromisso do Governo do Estado com a inclusão por meio do esporte. É uma ação que acolhe, inspira e transforma vidas, principalmente das crianças que estão tendo o primeiro contato com o paradesporto. Estamos falando de oportunidades reais de desenvolvimento, não apenas esportivo, mas também pessoal, social e emocional”, explica Nuñez.
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa
Data: sábado, 14 de junho de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Ismac - R. 25 de Dezembro, 262 - Centro - Campo Grande (MS)
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte
Mato Grosso do Sul Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Mato Grosso do Sul Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero
Mato Grosso do Sul Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
Mato Grosso do Sul Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS