Com o objetivo de oferecer uma formação especializada para quem sonha em ser goleiro, o Poliesportivo Vila Almeida, disponibiliza treinamentos exclusivos para a posição nas quartas, quintas e sextas-feiras. A iniciativa, viabilizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), supre uma carência ainda comum nas escolinhas da capital: a falta de preparação específica para goleiros.
A iniciativa busca suprir uma lacuna importante na formação de base. Os treinos são conduzidos pelo professor Plínio Roberto que tem experiência profissional de 20 anos como goleiro. Segundo ele, o objetivo é desenvolver fundamentos técnicos que garantam segurança e desempenho durante as partidas.
“A maioria das escolinhas não conta com um preparador específico para goleiros, e isso prejudica a evolução dos meninos. Aqui, oferecemos esse acompanhamento de forma dedicada. É esse trabalho de base que faz diferença no dia do jogo”, destaca Plínio.
A proposta vem gerando resultados expressivos. Um dos destaques é Pedro Lucas Lourenço Kavano, de apenas 7 anos, que já foi eleito três vezes o melhor goleiro do Estado em sua faixa etária. Pedro começou no futebol aos quatro anos, como jogador de linha, mas logo pediu para assumir o gol e não largou mais a posição. Hoje, sonha em seguir carreira como goleiro.
Quando questionado sobre sua estratégia nos jogos, responde com naturalidade: "Defender, olhar para a bola e ir em todas.” O incentivo da família tem sido fundamental nesse processo. A mãe, Josiellen Caroline Lourenço da Silva, 36 anos, comerciária, acompanha de perto a evolução do filho.
“É um orgulho imenso, uma alegria que não cabe no peito. Ver a felicidade e a emoção dele com o futebol é algo lindo demais. A gente sentiu isso pela primeira vez quando ele tinha apenas cinco anos e foi eleito o melhor goleiro de um campeonato. Desde então, eu e o pai dele nos adaptamos à rotina, nos revezamos para levá-lo aos treinos e aos jogos. ”
Ela também destaca a importância do trabalho desenvolvido no Poliesportivo Vila Almeida:
“Os treinos no Poli do Vila Almeida têm sido fundamentais para o desenvolvimento dele. Lá ele se solta, aprende muito e está sempre animado. Não gosta de faltar nem um dia. Tudo o que ele treina, aplica nos jogos. É visível a evolução. ”



Com estrutura, orientação técnica e apoio familiar, o projeto se firma como uma importante ferramenta de inclusão e desenvolvimento esportivo em Mato Grosso do Sul. Os treinos para goleiros no Poliesportivo Vila Almeida são voltados para crianças a partir de 6 anos de idade. As atividades acontecem às quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h, e às quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h. As matrículas podem ser feitas diretamente no Centro Esportivo de terça a sexta-feira das 7h30 às 17h, que está localizado na Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, nº 1890.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: arquivo/ Fundesporte
Mato Grosso do Sul Com 106 atletas, delegação de MS disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Esportes MPRJ recorre de decisão que absolveu réus pelo crime no Ninho do Urubu
Esportes Brasil é tricampeão na Copa do Mundo por equipes de taekwondo na China
Mato Grosso do Sul Nova edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico reforça inclusão de atletas surdos e equidade de gênero
Mato Grosso do Sul Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico ampliam investimentos e fortalecem o esporte em MS
Mato Grosso do Sul Delegação de Mato Grosso do Sul conquista 41 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 38°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Em meio às demarcações, Rodolfo Nogueira aprova convocação do Ministro da Justiça na Comissão de Agricultura
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS