O Projeto de Lei 11.724/25, que inclui o “Brasileirão de Laço Comprido” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande, foi aprovado pelos vereadores de Campo Grande, na sessão da Câmara Municipal, desta quinta-feira (15).
O projeto é de autoria do vereador Herculano Borges e também assinado pelo vereador André Salineiro. “Tivemos uma conversa com o vereador Herculano, onde explicamos a importância do Brasileirão de Laço Comprido para o esporte, cultura e economia da cidade, ele entendeu e prontamente se dispôs a apresentar o projeto”, contou Abeldes Junior, diretor do CLC.
Abeldes agradeceu aos vereadores pelo apoio. “A família do laço comprido agradece aos vereadores Herculano e Salineiro, por apresentar o projeto e aos demais vereadores pela aprovação”.
O projeto foi aprovado por unanimidade, em regime de urgência, em única discussão, e agora segue para sanção da Prefeita Adriane Lopes. “A prefeita é uma incentivadora do laço comprido e estamos confiantes na sanção deste projeto importante para os laçadores de Campo Grande e de todo o país”, reforçou Suellen Rocha, organizadora da Rainha do Laço, prova que faz parte do Brasileirão de Laço Comprido.
Brasileirão de Laço Comprido
O Brasileirão de Laço Comprido é uma competição de nível nacional, realizada anualmente pelo CLC – Circuito de Laço Comprido, em Campo Grande/MS, na primeira quinzena do mês de junho.
A competição reúne laçadores campeões de todo o Brasil, e também de países vizinhos, que competem nas diversas categorias, tanto individuais, quanto coletivas. Aproximadamente 700 atletas competem neste evento esportivo.
Para participar, os laçadores costumam trazer suas famílias e staff, gerando um grande fluxo de pessoas na cidade, nos dez dias de Brasileirão. Estima-se que mais de 6000 pessoas participem direta e indiretamente da competição.
Outra característica do Brasileirão é agregar eventos de elite e tradicionais, como o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Laço Comprido MSQM, o Crioulaço, além de rodeio em touro, competições de Ranch Sorting, Rainha do Laço, entre outras.
Por ser um evento voltado para as famílias, ele tem entrada gratuita na maioria dos dias e conta com atrações musicais, locais e nacionais, praça de alimentação e brinquedos para as crianças, além de expositores que vendem produtos voltados para a área rural.
Para marcar o início do Brasileirão de Laço Comprido, o CLC realiza uma cavalgada pela avenida Afonso Pena, reunindo laçadores, familiares e apoiadores, valorizando a cultura sertaneja e divulgando o evento para toda a cidade.
Mín. 10° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 28°
Tempo nublado