Quarta, 23 de Abril de 2025 11:13
(67) 99273-1624
Geral 80 ANOS

EXÉRCITO CELEBRA 80 ANOS DA VITÓRIA DA FEB NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Cerimônia no Rio de Janeiro homenageia os pracinhas brasileiros que lutaram pela liberdade na Europa

16/04/2025 13h18 Atualizada há 7 dias
Por: Jhenifer Damazio
EXÉRCITO CELEBRA 80 ANOS DA VITÓRIA DA FEB NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Rio de Janeiro – O Exército Brasileiro realizou nesta terça-feira (16) uma cerimônia solene para marcar os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O evento, realizado no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, reuniu autoridades civis e militares, veteranos, familiares e estudantes.

A data rememora a contribuição decisiva dos mais de 25 mil homens e mulheres que integraram a FEB e combateram ao lado das forças aliadas na Itália, entre 1944 e 1945. Sob o lema “A cobra fumou”, os pracinhas brasileiros participaram de batalhas históricas como Monte Castello, Castelnuovo e Montese, demonstrando bravura e resiliência em terreno estrangeiro.

Durante a cerimônia, foi realizada a deposição de flores em homenagem aos mortos em combate e um desfile simbólico das tropas. O comandante do Exército, general Tomás Paiva, destacou o legado deixado pela FEB:

“A vitória dos nossos soldados na Itália não é apenas um capítulo da história militar, mas um exemplo eterno de coragem e compromisso com a liberdade.”

Entre os presentes, estava o pracinha José Ferreira de Lima, de 101 anos, um dos últimos veteranos vivos da FEB. Emocionado, ele relembrou o momento em que o Brasil entrou para a história da Segunda Guerra:

“Fomos com coragem e coração. Muitos não voltaram, mas todos deixaram uma marca de honra e dignidade.”

A celebração deste ano também contou com exposições históricas, apresentações musicais com repertório da época da guerra e o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios.

Além da cerimônia no Rio de Janeiro, o Exército promoveu eventos simultâneos em diversas capitais brasileiras, reforçando a importância da memória e da valorização dos que contribuíram para a paz mundial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.