Sábado, 19 de Abril de 2025 06:56
(67) 99273-1624
Educação CAPITAL

REDE CT REABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS ESPORTIVOS

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de abril no site da Rede CT. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos.

12/04/2025 09h45 Atualizada há 7 dias
Por: Redação
REDE CT REABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS ESPORTIVOS

As inscrições foram reabertas para a capacitação de empreendedores sociais esportivos no uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O projeto já obteve mais de 400 inscrições, e agora busca ampliar esse número para uma 2ª turma. Com o objetivo de oferecer um aprendizado estruturado, a Rede CT - Capacitação e Transformação busca descentralizar o acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, garantindo que mais organizações das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste possam estruturar projetos e captar investimentos.

Em 2024, a Rede CT atendeu 320 projetos em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, destacando 76 iniciativas do Centro-Oeste, sendo 21 do Mato Grosso do Sul. Mais de 170 mil pessoas foram impactadas em suas comunidades. As organizações atuam em diferentes setores, aliando esporte, educação, cultura, meio ambiente e direitos sociais, atendendo públicos diversos, como crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, povos originários e LGBTQIAPN+.

"O CT é essencialmente um projeto de transformação social, por meio da democratização do acesso à informação e à formação de OSCS para o domínio de dispositivos de financiamento. E o impacto social é relevante, sobretudo, nos lugares com maior dificuldade de acesso, tanto de informação, quanto aos dispositivos de financiamento, de circulação e de, inclusive, de maior necessidade de ação do poder público e das iniciativas privadas” explica, a gerente do projeto CT,  Gigi Favacho.

O projeto, que hoje é o maior programa de formação na Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil, nasceu em 2024 e é uma  iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Instituições da região que foram capacitada na primeira edição do projeto:

- Associação Desportiva e Ginástica das Moreninhas - ADGIM – Campo Grande
- Associação Cultural de Múltiplas Atividades Esportivas - CEFAC Esquerdinha – Campo Grande
- Associação Lar do Pequeno Assis – Campo Grande
- Federação das APAEs do Estado de Mato Grosso do Sul – Campo Grande
- Associação Esportiva Marruá – Campo Grande
- Associação Indígena do Brejão da Aldeia Brejão – Nioaque
- Grupo de Incentivo à Cidadania e Qualidade de Vida - Viver Bem – Campo Grande
- Instituto de Desenvolvimento Evangélico – Campo Grande
- AFFI – Sidrolândia
- Projeto Deus é Dez – Campo Grande

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital Organizações da Sociedade Civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

São oferecidas duas vagas por organização. 

“Nós temos uma discrepância histórica do investimento  nessas 3 regiões. No ano passado, o Sudeste foi responsável por quase 73% do investimento da Lei Federal do Esporte. A gente faz um recorte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por entendermos a dificuldade de acesso a esses recursos e ao conhecimento de uso dessas ferramentas.” - Gigi Favacho (Gerente do Projeto CT)

Serviço

Inscrições para capacitação da Rede CT - Capacitação e Transformação
Onde: site da Rede CT 
Quando: até 15 de abril de 2025
Formação online
Inscrições gratuitas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vereador Herculano Borges
Sobre Vereador Herculano Borges
Oito anos após deixar a Câmara de Vereadores para assumir a vaga de deputado estadual, Herculano Borges volta à Casa de Leis após ser eleito nas eleições de outubro com 4.119 votos. Herculano nasceu no dia 10 de setembro de 1974, em Campo Grande. É formado em Educação Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pós-graduado em Treinamento Desportivo (Universidade de Nova Iguaçu- RJ) e Teoterapia (Unifil- Londrina PR). Foi diretor de Ensino Médio do Colégio CBA/ABC, Coordenador de Esportes do Colégio ABC, técnico da Seleção de Futsal de Mato Grosso do Sul e treinador de Futsal da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e dos Colégios Dom Bosco e ABC. Em 2008, disputou sua primeira eleição para vereador em Campo Grande, e se elegeu com um total de 4.078 votos. Em 2012 foi reeleito com 6.194 votos. Em abril de 2013, assumiu o comando da Secretaria de Estado da Juventude, sendo o primeiro Secretário Estadual da pasta em Mato Grosso do Sul. Nas eleições de 2014 disputou a vaga para deputado estadual, e obteve 16.813 votos. Nas eleições 2018, foi reeleito com 17.731 votos, permanecendo na Assembleia até o final de 2022.
Campo Grande, MS
Atualizado às 03h02
21°
Tempestades

Mín. 20° Máx. 27°

21° Sensação
4.63 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (13.26mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvas esparsas