O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o Ministério das Relações Exteriores a emitir uma nota em resposta a um comunicado do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que alertava sobre possíveis punições a empresas sediadas no Brasil.
A reação foi dada em uma mensagem oficial publicada pela embaixada americana em Brasília, alertando o governo brasileiro sobre riscos de multas ou restrições à liberdade de expressão no país.
Embora não mencionado diretamente, a nota do governo Lula acaba por defender, indiretamente, o ministro do STF Alexandre de Moraes, alvo de críticas constantes do governo dos EUA sob a administração de Donald Trump. Em 2024, Moraes foi responsável por bloquear o X (antigo Twitter) no Brasil por mais de um mês e multar Elon Musk, dono da plataforma, em R$ 18,3 milhões.
A razão foi a recusa do bilionário em retirar perfis considerados antidemocráticos. Para Musk, essa foi uma violação da liberdade de expressão, um ponto central nas críticas de Washington.
Em 2025, Moraes voltou a ser protagonista, aplicando uma multa ao Rumble por não fornecer os dados de Allan dos Santos, influenciador e jornalista vinculado a campanhas de desinformação. Além disso, o Rumble teve seus serviços suspensos pela Anatel no Brasil por ordem do STF.
Internacional Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Internacional PF define plano de segurança para os dias de COP 30 em Belém
Internacional Lula e Trump devem se encontrar em breve, diz Mauro Vieira
Internacional Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação
Internacional Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China
Internacional Lula viaja para Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 23°
Chuva
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Lula quer acabar com a importância das APAEs, Rodolfo Nogueira apresentou PDL para barrar petista
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Vereador Herculano Borges Audiência pública sobre ciclismo urbano destaca escuta, diálogo e soluções em defesa da mobilidade e da segurança dos ciclistas