A rede municipal de saúde de Campo Grande passa a contar com novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de diagnóstico, qualificar o acompanhamento dos pacientes e fortalecer os atendimentos realizados nas unidades de Atenção Primária. Os equipamentos integram o programa Novo PAC Saúde, do Ministério da Saúde, e já começaram a ser recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com parte deles em processo de distribuição para as unidades da Capital.

Entre os itens recebidos estão câmaras frias para conservação de vacinas, eletrocardiógrafos, ultrassons portáteis para diagnóstico, retinógrafos, espirômetros digitais, dermatoscópios, otoscópios, dopplers vasculares, desfibriladores externos automáticos (DEA), eletrocautérios para pequenos procedimentos cirúrgicos, além de balanças profissionais portáteis, cadeiras de rodas e fotóforos utilizados em atendimentos clínicos, somando 331 novos equipamentos destinados ao fortalecimento da assistência prestada à população.

A área de reabilitação também será fortalecida com a chegada de laser terapêutico, ultrassom para fisioterapia, equipamentos de eletroestimulação TENS/FENS, dinamômetros para avaliação de força muscular e tábuas de propriocepção voltadas aos exercícios de equilíbrio e fortalecimento. A saúde bucal também foi contemplada com sete bombas a vácuo odontológicas, ampliando a estrutura de atendimento odontológico da rede municipal.

Um dos destaques é a substituição das câmaras frias utilizadas para armazenamento de vacinas. As 18 novas unidades já estão sendo instaladas gradativamente em diferentes pontos da rede, reforçando a segurança na conservação dos imunizantes.

Os novos equipamentos também ampliam a oferta de exames e avaliações realizados na própria Atenção Primária, permitindo diagnósticos mais rápidos e fortalecendo estratégias como a Telessaúde. Além disso, contribuem para a resposta em situações de urgência, qualificam os atendimentos de fisioterapia e reabilitação e ampliam a resolutividade dos serviços prestados à população.

“São equipamentos que fortalecem a Atenção Primária, ampliam a capacidade de diagnóstico das equipes e garantem mais eficiência e segurança nos atendimentos realizados nas unidades de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela.

A entrega oficial dos equipamentos para os municípios contemplados em Mato Grosso do Sul foi realizada nesta terça-feira (3) pela Superintendência Regional do Ministério da Saúde. A iniciativa integra os investimentos do Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal voltado à expansão e qualificação da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Campo Grande - MS Asfalto e drenagem chegam a onze bairros da Capital
Campo Grande - MS Parceria amplia atendimento odontológico gratuito a atletas do CEFAT
Campo Grande - MS Fumacê percorre cinco bairros nesta terça-feira (16)
Campo Grande - MS Prefeitura detalha diretrizes da intervenção no transporte coletivo às 14h
Campo Grande - MS Inscrições abertas para Copa Society Feminina
Campo Grande - MS PrefCG convoca 285 aprovados em processo seletivo Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nublado
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT