O avanço da tecnologia na saúde, a ampliação da telemedicina e os investimentos em inovação marcaram o 4º Encontro de Integração Médica da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul, realizado sexta-feira (8), em Campo Grande. O evento reuniu médicos, gestores e especialistas para discutir novas tendências da saúde suplementar e estratégias de integração entre atendimento, inovação e cuidado com o paciente.
Os números apresentados durante o encontro reforçam o avanço da saúde digital em Mato Grosso do Sul. Entre 2022 e 2025, os atendimentos em telessaúde e telemedicina cresceram 416% no Estado, enquanto o teleatendimento com especialistas passou a alcançar 60 municípios sul-mato-grossenses.
A Tele Saúde Cassems também foi destaque, com pronto atendimento digital 24 horas e consultas online com especialistas por aplicativo, ampliando o acesso da população do interior aos serviços médicos especializados.
Durante a abertura, o governador Eduardo Riedel destacou a transformação econômica vivida por Mato Grosso do Sul nos últimos anos e os reflexos desse desenvolvimento em áreas essenciais, como a saúde.
“Mato Grosso do Sul passou, ao longo dos últimos dez anos, por uma grande transformação econômica, especialmente nos últimos cinco anos, com um crescimento bastante acentuado. Isso aconteceu a partir de uma mudança do perfil econômico do Estado, ampliando nossa capacidade de investimento e também os desafios na prestação de serviços públicos, especialmente na saúde”, afirmou.






O governador ainda ressaltou que o principal desafio da gestão pública é fazer com que o ambiente de prosperidade se converta em melhorias concretas para a população, com mais eficiência e inovação.
“O grande desafio do Estado é transformar todo esse ambiente de prosperidade em melhores serviços para a sociedade. E a tecnologia, sem dúvida, é uma das grandes aliadas para gerar ganho de eficiência. É aí que entra a telemedicina, que cresceu muito nos últimos anos e vem transformando a realidade do serviço na ponta, ampliando o acesso e levando atendimento especializado para mais pessoas”, acrescentou.
Com o tema “Novas tendências: integração, tecnologia e inovação em saúde”, o encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre atenção primária, especializada e hospitalar, utilizando a tecnologia para aprimorar decisões clínicas, ampliar a segurança do paciente e garantir mais eficiência no atendimento.
Ao completar 25 anos, a Cassems também apresentou avanços importantes na oferta de serviços em Mato Grosso do Sul. Entre eles estão a consolidação da cirurgia robótica, ampliação da telemedicina, fortalecimento da cardiologia pediátrica e expansão da rede hospitalar própria, atualmente com dez hospitais distribuídos pelo Estado.
O encontro também destacou indicadores positivos da saúde pública estadual, como a liderança nacional em cobertura vacinal e a ampliação dos investimentos no setor. Entre 2019 e 2025, os repasses estaduais para a saúde cresceram mais de 160%, ultrapassando R$ 1,76 bilhão em 2025.

Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Saúde Brasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
Saúde Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha, interior de SP
Saúde Cacique Raoni apresenta melhora, mas continua internado na UTI
Mato Grosso do Sul HR de Dourados inicia atendimento oftalmológico com capacidade para mais de 1 mil procedimentos por mês
Saúde Agora Tem Especialistas lança em Manguinhos carreta de saúde da mulher
Saúde Anvisa mantém suspensão, mas libera parte de lotes de produtos Ypê Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 13° Máx. 19°
Chuva
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT