Com o tema oficial “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inicia, em maio, uma extensa programação em alusão à 13ª edição do Movimento Maio Amarelo. A campanha deste ano, definida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), propõe uma reflexão profunda sobre a diferença entre apenas “ver” e realmente “enxergar” o próximo, exigindo cuidado e atenção ativa para transformar o trânsito em um lugar de paz.
Durante todo o mês, o órgão mobilizará diversos segmentos da sociedade, incluindo empresas, escolas e órgãos de governo, para promover a conscientização e reduzir o número de sinistros. “O objetivo é colocar em pauta a segurança viária e engajar as pessoas em ações que propaguem o conhecimento em todas as esferas”, explica Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS.
A abertura oficial do movimento em Campo Grande acontece na segunda-feira, 04 de maio, às 8h, na Praça Ary Coelho. Organizado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), o evento contará com abordagens educativas de veículos e atendimento à imprensa.
No decorrer do mês, diversas ações marcam o movimento Maio Amarelo, estre elas:

Educação e Inclusão Social
O movimento também levará serviços e educação a comunidades específicas. No dia 16 de maio, o MS Cidadão levará atividades de conscientização e fiscalização a aldeias indígenas na Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-y. Já o mutirão Todos em Ação, no dia 23 de maio, focará em comunidades da periferia, também com atividades lúdicas e mais serviços que o Detran-MS oferece.
Nas escolas, o programa Detran vai à Escola atenderão centenas de crianças com atividades lúdicas, como a “História Cantada”, ensinando a travessia segura para pedestres desde os primeiros anos de vida. E no Detranzinho, estão previstas as visitas de 80 crianças entre 8 e 11 anos, que participarão de atividades lúdicas, com foco na campanha do Maio Amarelo.
Uma novidade na agenda deste ano é a Exposição Gigantes, em parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Entre 25 de maio e 05 de junho, o Detran-MS apresentará uma maquete lúdica de “Passagem de Fauna” no Shopping Campo Grande e no Bioparque Pantanal, demonstrando soluções para evitar o atropelamento de animais silvestres nas estradas do estado.
Programas Permanentes e Workshops
Além dos eventos de massa, o DETRAN levará palestras sobre a associação de álcool e direção a empresas e rodas de conversa a Centros de Convivência de Idosos. Para os profissionais do setor de formação de condutores, o Detran-MS realizará um workshop no dia 20 de maio para esclarecer as mudanças da Resolução 1.020 para instrutores e Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued
Geral Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Geral Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 10° Máx. 17°
Chuvas esparsasMín. 9° Máx. 15°
Chuva
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT