Terça, 29 de Abril de 2025 11:24
(67) 99273-1624
Concursos CONCURSO

AUTORIZADO! CONCURSO DA PF OFERECERÁ MIL VAGAS, CONFIRA OS CARGOS

O prazo para a publicação do edital de abertura do certame será de até seis meses

14/02/2025 08h46 Atualizada há 2 meses
Por: Jhenifer Damazio
AUTORIZADO! CONCURSO DA PF OFERECERÁ MIL VAGAS, CONFIRA OS CARGOS

O Governo Federal autorizou, nesta sexta-feira (14/2), a realização do concurso público para a Polícia Federal. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e prevê a oferta de mil vagas.

As oportunidades são para os cargos de delegado de polícia federal (120), perito criminal federal (69), agente de polícia federal (630), escrivão de polícia federal (160), além de 21 para o cargo de papiloscopista policial federal.

O prazo para a publicação do edital de abertura do certame será de até seis meses, contados a partir da data da publicação da portaria, conforme informado no documento.

O processo seletivo vai ofertar mil vagas na área policial, para os cargos de delegado, perito criminal, agente e escrivão e papiloscopista. A distribuição ficou da seguinte forma:

  • 120 vagas para cargos de delegado de polícia federal;
  • 69 vagas para cargos de perito criminal federal;
  • 630 vagas para cargos de agente de polícia federal;
  • 160 (vagas para cargos de escrivão de polícia federal; e
  • 21 vagas para cargos de papiloscopista policial federal.

A autorização é assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O prazo para a publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso será de até seis meses – contados a partir desta sexta (14).

A autorização é assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O prazo para a publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso será de até seis meses – contados a partir desta sexta (14).

O processo seletivo já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, quando foram divulgadas a oferta de mil vagas em 2025 e mais mil em 2026.

O anúncio foi feito após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Na época, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que as novas contratações vão ajudar a PF a aprimorar o trabalho de combate ao crime organizado.

"O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil. Muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental", disse Lewandowski.

A ministra da gestão, Esther Dweck, informou que apesar da autorização concedida neste momento, a nomeação dos aprovados deverá ocorrer apenas no final do ano. A organização do certame ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande, MS
Atualizado às 09h02
17°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 23°

17° Sensação
4.63 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 13° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Amanhã (01/05)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo limpo