Em um marco significativo para o desenvolvimento da infraestrutura portuária alagoana, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, assinou nesta terça-feira (31), o contrato de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Maceió. O ato formaliza a parceria com o Consórcio Britto-Macelog, vencedor do leilão realizado em outubro de 2025, e promete fortalecer a capacidade de recepção de turistas e a movimentação econômica da capital de Alagoas.
O contrato, com prazo de 25 anos, prevê um investimento inicial de R$ 3,75 milhões (Capex) que será direcionado para a modernização e ampliação das instalações do terminal. A área total do empreendimento abrange 5.678,23 m², com foco exclusivo na movimentação de passageiros, e tem a capacidade para atender até 612 passageiros por dia.
Os investimentos iniciais serão na implantação de um estacionamento mais bem estruturado, que será construído em uma área de 3.050 m², totalmente pavimentado e receberá um sistema de drenagem mais eficiente. Ao todo, serão disponibilizadas 112 vagas.
Além disso, a concessionária será responsável pela aquisição de novos mobiliários como cadeiras, mesas e sofás para o saguão e o mezanino, bem como equipamentos de ponta para controle de passageiros e bagagens, garantindo conforto e segurança aos usuários. O contrato também abrange bens reversíveis da autoridade portuária, como aparatos de combate a incêndio, itens de enfermaria, e sistemas de sinalização e segurança (CFTV e controle de acesso).
O ministro Tomé Franca destacou a importância estratégica do projeto para o país e, em especial, para Alagoas. “A assinatura deste contrato representa um passo importante para o Porto de Maceió e para o turismo em Alagoas. Estamos investindo no presente e no futuro da região, gerando empregos, fomentando a economia local e oferecendo uma porta de entrada moderna e acolhedora para visitantes de todo o mundo. O desenvolvimento sustentável e a prosperidade do povo alagoano é compromisso do presidente Lula”, afirmou.
O Porto de Maceió, gerido pela Administração do Porto de Maceió (APMC) e vinculado à Companhia Docas Rio Grande do Norte (Codern), é reconhecido como um “porto natural” devido à sua localização privilegiada entre as praias de Pajuçara e Jaraguá, facilitando o atracamento de embarcações.
Paraíso das Águas
Alagoas, com suas belezas naturais e rica em cultura popular, possui um potencial turístico consolidado como destaque mundial. A modernização do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Maceió é um catalisador para esse segmento, pois aprimora a experiência de chegada dos visitantes, sejam turistas de cruzeiros ou viajantes que buscam as praias paradisíacas e a gastronomia local.
Com uma infraestrutura de ponta, o porto não apenas facilita o acesso, mas também projeta uma imagem de modernidade e eficiência, elementos cruciais para atrair um fluxo crescente de turistas e, consequentemente, gerar mais renda e oportunidades para a população alagoana.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Geral Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 11° Máx. 18°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT