Em reunião ministerial realizada nesta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a troca no comando do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Até então titular da pasta, Silvio Costa Filho deixa o cargo para atender a legislação eleitoral, e a função passa a ser exercida pelo atual secretário executivo, Tomé Franca.
Durante o encontro com ministros, o presidente destacou que as mudanças foram pensadas para garantir a continuidade da gestão. “Tomei como decisão não colocar ministro novo. Temos uma máquina funcionando e nenhum ministério vai começar tudo outra vez. A obrigação de quem vai ficar é concluir, fazer com que a máquina funcione sem qualquer paralisia”, afirmou.
O presidente também agradeceu aos ministros que deixam seus cargos. “Sou grato aos serviços que vocês prestaram nesses três anos e quatro meses à frente do meu governo. Tenho certeza de que levarão esse trabalho para as próximas etapas de suas trajetórias. Este foi um governo em que os ministros e ministras tiveram a oportunidade de produzir, trabalhar e entregar resultados para o Brasil”, disse.
Ao se despedir do MPor, Silvio Costa Filho agradeceu a oportunidade de comandar a pasta e demonstrou confiança na continuidade da gestão. “Saio do ministério com a convicção de que avançamos em projetos importantes para o país. Deixo o MPor com a certeza de que o trabalho terá continuidade, pois Tomé reúne experiência e conhecimento para conduzir essa agenda com segurança”, declarou.
“Encerramos um ciclo de muito trabalho e entregas relevantes, e os resultados que alcançamos são fruto de uma construção coletiva. Seguiremos com uma equipe técnica preparada, sob a liderança de alguém que, com certeza, dará sequência às políticas públicas que o Brasil precisa”, completou.
Para Tomé Franca, o desafio será manter o ritmo de entregas adotado pelo ministério. “O trabalho de Silvio Costa Filho colocou os setores de portos, aeroportos e hidrovias na pauta do Brasil, com a conclusão de obras importantes e a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento desses modais. Vamos focar nas entregas e garantir um ambiente de previsibilidade e segurança jurídica para seguir atraindo mais investimentos ao país”, afirmou.
Novo ministro
Natural do Recife (PE), Tomé Franca tem mais de 20 anos de experiência na administração pública. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação e secretário executivo de Turismo do Governo de Pernambuco, além de secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife. Também atuou nos poderes Legislativo e Judiciário como assessor parlamentar e chefe de assessoria.
No Ministério de Portos e Aeroportos, ocupou os cargos de chefe de gabinete, secretário nacional de Aviação Civil e secretário-executivo, função que exercia antes de assumir o comando da pasta.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Geral Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural
Legislativo - MS Fim da escala 6x1 é populista e ameaça emprego, alerta Zé Teixeira Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 11° Máx. 18°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT