O plantio do Bosque da COP15, neste sábado (28), no Carandá Bosque, transformou uma agenda oficial em um encontro entre pessoas e propósito. Moradores de Campo Grande participaram da ação, mostrando que a conferência também acontece com quem vive a cidade no dia a dia.
Foram cerca de 250 mudas de árvores nativas do Cerrado e frutíferas plantadas, dando início a um novo espaço verde e aproximando a população de um debate que costuma acontecer em nível global.

Entre os participantes, a chefe escoteira Josiane Beraldo destacou o envolvimento dos jovens em ações práticas de preservação. “Quando a gente traz os jovens para participar de uma ação como essa, eles deixam de só ouvir falar sobre meio ambiente e passam a fazer parte disso. Plantar uma árvore aqui hoje é uma forma de mostrar, na prática, que cada atitude conta e que eles também têm responsabilidade na construção de um futuro mais sustentável”, afirma.
A ação também reuniu participantes de outros países. A coronel de recursos naturais de Benin, Gnido Assogba, ressaltou a importância de iniciativas locais com impacto global. “Iniciativas como essa são fundamentais para garantir a saúde dos ecossistemas e a proteção das espécies migratórias, reforçando a importância da cooperação entre países”.

A secretária-executiva da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), Amy Fraenkel, reforçou que a transformação começa no território. “Plantar árvores, preservar habitats e adotar práticas sustentáveis no dia a dia são atitudes que conectam as pessoas a um esforço global. O que vemos aqui é um exemplo claro de como ações locais têm impacto direto na proteção das espécies e do planeta”.
O plantio integra a programação da COP15, conferência internacional voltada à conservação das espécies migratórias e à biodiversidade. O bosque contribui para a ampliação da cobertura vegetal urbana e para a criação de áreas de abrigo e alimentação para aves migratórias.
A prefeita Adriane Lopes destacou que a iniciativa faz parte de uma política contínua de valorização ambiental. “Estamos contribuindo com políticas públicas efetivas que garantem a continuidade da vida, não apenas das aves migratórias, mas de mais de 400 espécies de aves registradas em Campo Grande. Ao mesmo tempo, deixamos um legado concreto para a cidade”.
Presidente da COP15, João Paulo Ribeiro Capobianco ressaltou a realização da conferência em Campo Grande. “Tivemos uma reunião exemplar, com forte participação internacional, excelente organização e um ambiente de acolhimento reconhecido pelas delegações”.

Representando o Governo do Estado, o secretário Jaime Verruck destacou o trabalho conjunto. “O que entregamos aqui é uma conferência com alto nível técnico e encaminhamentos relevantes para a proteção das espécies migratórias”.
O Bosque da COP15 nasce como um legado que conecta o global ao local, e mostra, na prática, que o cuidado com o meio ambiente também começa com a participação de cada pessoa.

#ParaTodosVerem: A imagem em destaque mostra a população e participantes da COP 15 plantando árvores nativas do Cerrado e frutíferas no Bosque da COP 15
Campo Grande - MS SAMU reúne especialistas para discutir protocolos de resposta a grandes emergências
Campo Grande - MS Fumacê percorre quatro bairros nesta sexta-feira (26)
Campo Grande - MS Sejuv leva curso de oratória à Unei Novo Caminho
Campo Grande - MS PrefCG investe mais de R$ 4,6 mi em requalificação de ciclovias
Campo Grande - MS Prefeitura convoca aprovados em processos seletivos
Campo Grande - MS Expediente em órgãos municipais será encerrado às 11h30 na segunda Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Parcialmente nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT