Mato Grosso do Sul recebeu pela primeira vez a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS COP15). O Estado foi escolhido porque conta com um dos patrimônios naturais maiores do planeta, que soma no cerrado e no pantanal com suas faunas, uma grande rota de espécies migratórias.
O deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa representou a Casa de Leis no evento, que aconteceu ontem (22) em Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. “Realizar um evento desse porte em Mato Grosso do Sul, na porta de entrada do Pantanal, tem um significado muito importante, especialmente em um momento em que os olhos do mundo estão voltados para nós. Esse é um debate que exige responsabilidade e compromisso: crescer com infraestrutura, gerar oportunidades e, ao mesmo tempo, preservar nossas riquezas naturais”, registrou.
“Mato Grosso do Sul tem mostrado que é possível se desenvolver e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente e da biodiversidade, sendo hoje um exemplo de crescimento sustentável para o Brasil e para o mundo. E a Assembleia Legislativa tem um papel importante nesse processo, com debates, iniciativas e políticas públicas que pavimentam esse caminho. Esse é o modelo de desenvolvimento que defendemos e vamos seguir construindo para o futuro do nosso Estado”, reforçou o 1º secretário da ALEMS, deputado Paulo Corrêa.
O presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), ressalta o papel do Parlamento no debate sobre o Meio Ambiente. “A COP-15 coloca Mato Grosso do Sul no centro de discussões globais sobre sustentabilidade e preservação ambiental. A realização de um evento deste porte é um reconhecimento da importância ambiental do nosso Estado e da nossa capacidade institucional. É uma oportunidade concreta de projetar Mato Grosso do Sul para o mundo, atrair investimentos sustentáveis e fortalecer políticas públicas que garantam crescimento com responsabilidade ambiental”, declarou.
ONU
A COP15 é uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne países para debater sobre a proteção de espécies migratórias e seus habitats, já que os animais migratórios atravessam países, faz-se necessária a definição de planos de ações conjuntos em cooperação internacional. Participam do debate governos, cientistas, organizações internacionais e a sociedade civil.
O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do evento. Santiago Peña, presidente do Paraguai, também participou, e representantes de outros países. Também estavam presentes as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet; o governador do Estado, Eduardo Riedel (PP); o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; entre outras autoridades.
Geral Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
Geral Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
Legislativo - MS Qualidade de vida: Treinão em Três Lagoas incentiva população à Corrida dos Poderes
Geral Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 10° Máx. 17°
Chuvas esparsasMín. 9° Máx. 15°
Chuva
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT