A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) iniciou o preparo dos pescados que serão comercializados na 2ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 3 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins. A seleção dos piscicultores e associações participantes ocorreu por meio de chamada pública e, agora, a Prefeitura avança para a fase de despesca e abate dos peixes que serão ofertados durante o evento.
Vale destacar que todo o processo segue critérios técnicos rigorosos, desde a origem dos pescados até a comercialização final, de forma também a valorizar a piscicultura local, um dos direcionamentos do prefeito Marçal Filho para esse trabalho. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é parceira nesta etapa, disponibilizando unidade de beneficiamento devidamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Municipal de Dourados (SIMD). No local, serão realizados o abate, a evisceração, o congelamento, a embalagem e a rotulagem dos pescados, garantindo qualidade e segurança alimentar ao consumidor.
A Prefeitura, por meio da Semaf, estrutura toda a organização logística, incluindo o transporte dos peixes vivos até a unidade da UFGD, com veículo apropriado e cronograma definido conforme a capacidade de processamento. Já os piscicultores selecionados são responsáveis pela despesca, documentação sanitária, participação em treinamentos obrigatórios e execução do abate, sempre sob supervisão técnica.
A UFGD também disponibiliza equipamentos, utensílios e câmara de congelamento, além de orientar quanto às boas práticas de manipulação. O objetivo é assegurar que todo o pescado comercializado atenda às exigências sanitárias municipais, estaduais e federais.
Durante a Festa da Páscoa, os peixes serão vendidos já eviscerados e congelados, com preços previamente definidos conforme espécie e tipo de corte. Os valores estarão expostos de forma clara ao consumidor, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. A expectativa é atingir cerca de 15 toneladas de pescado preparado para comercialização, fortalecendo a produção local e garantindo alimento de qualidade à população.
Legislativo - MS Em Naviraí, Hashioka participa de entregas, anúncios de obras e investimentos
Dourados - MS Vôlei e basquete definem campeões e encerram Jogos de Outono 2026 em Dourados
Geral Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
Geral Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 10° Máx. 17°
Chuvas esparsasMín. 9° Máx. 15°
Chuva
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT